As primeiras tenistas classificadas para as quartas de final de Roland Garros foram conhecidas neste domingo (2) e duas das principais favoritas deram show em quadra. Atual bicampeã e líder do ranking, a polonesa Iga Swiatek avançou com uma bicicleta (duplo 6 a 0) diante da russa Anastasia Popatova, enquanto a norte-americana Coco Gauff, terceira favorita, desperdiçou apenas três games para acabar com a empolgação da italiana Elisabetta Cocciaretto, que na primeira rodada havia derrotado a brasileira Bia Haddad Maia.
Depois de flertar com a eliminação em seu segundo jogo, diante da japonesa Naomi Osaka, no qual ficou em desvantagem no terceiro set por 5 a 2, Swiatek parece ter mudado de postura em Roland Garros e com o resgate de seu jogo ofensivo, embalou.
Foram somente 40 minutos de jogo da polonesa contra a russa Popatova, que até tentou fazer algo diferente, colocando Swiatek para correr em algumas jogadas, mas sem conseguir finalizar os pontos. O líder estava bem veloz e firme nas batidas na bola.
— Joguei muito focada e nem estava prestando atenção no placar. Pensava apenas em fazer o meu jogo e vencer o próximo ponto. A partida acabou sendo muito rápida — admitiu Swiatek após a partida. Foi a 16ª vitória seguida da polonesa em Roland Garros e a segunda por "bicicleta" no Grand Slam de Paris - superou a chinesa Wang Xiyu de maneira arrasadora na edição passada. O termo "bicicleta" é utilizado quando a partida termina com um duplo 6/0.
Campeãs de Wimbledon e do US Open também avançam
O próxima compromisso da melhor do mundo será na terça-feira, provavelmente na Philippe-Chatrier, a quadra central, mais uma vez. E diante de uma rival que promete dar mais trabalho. Swiatek terá pela frente a quinta favorita, a tcheca Marketa Vondrousova, número 6 do mundo e atual campeã de Wimbledon, que passou por Olga Danilovic, da Sérvia, com 6/4 e 6/2. A polonesa venceu os três duelos anteriores.
Caso vença, Swiatek pode reencontrar Coco Gauff, de quem ganhou 11 de 12 jogos, na semifinal. A norte-americana, atual campeã do US Open e terceira do ranking mundial, também ganhou fácil neste domingo. Teve pela frente a italiana Elisabetta Cocciaretto, que já havia despachado duas cabeças de chave, entre elas Bia Haddad Maia, e não deu chances, avançando com 6/1 e 6/2 em 61 minutos.