Mesmo sofrendo com as constantes chuvas, a primeira semana de Roland Garros vai cumprindo o cronograma e com as favoritas confirmando força. Neste sábado (1), em duelos na Philippe-Chatrier, a quadra principal e coberta do Grand Slam de Paris, duas fortes candidatas ao título mostraram força para avançar às oitavas de final: Aryna Sabalenka e Elena Rybakina.
Segunda favorita em Roland Garros e disposta a desencantar após vices em Madri e Roma, ambos perdendo para Iga Swiatek, número 1 do mundo, a bielorrussa Sabalenka teve pela frente a amiga espanhola Paula Badosa, contra a qual fez um treino de luxo e avançou com 7/5 e 6/1, em jogo que teve 1h17min de duração.
No primeiro set, mais equilibrado, a número 2 do mundo até sofreu um pouco mais, fechando por 7/5, após várias quebras de saque de ambas as jogadoras. Na segunda parcial, já impondo todo seu ritmo e talento, com golpes sempre potentes, foi logo abrindo 4 a 0. A espanhola desencantou na parcial somente no quinto game. A vitória da segunda do mundo veio com 6/1.
Sua próxima adversária sairá do confronto entre as norte-americanas Emma Navarro e Madison Keys.
Rybakina atropela Mertens
Antes da partida de Sabalenka e Badosa, a quarta favorita, a cazaque Elena Rybakina fez um confronto de cabeças de chave com a belga Elise Mertens (25ª) e não tomou conhecimento da oponente, ganhando com rápidos e fáceis 6/4 e 6/2 para se garantir entre as 16 melhores em Roland Garros, após 67 minutos de jogo.
Foi a terceira vitória seguida da campeã de Wimbledon-2022 sem perder sets. Por causa das instabilidades climáticas, as tenistas já devem voltar à quadra neste domingo, a depender do desenrolar dos jogos do dia.
Nas oitavas, Rybakina vai enfrentar quem passar do confronto entre a ucraniana Elina Svitolina e a romena Ana Bogdan.