Messi, Neymar, Luis Suárez e tantos outros craques do futebol sul-americano já disputaram a Copa América como jovens promessas. Ao longo do tempo se afirmaram como grandes jogadores pelos clubes que passaram e suas respectivas seleções. Em 2024, no torneio que começa no dia 20 de junho, há jovens atletas que já se destacam por grandes equipes e podem fazer a diferença na Copa América.
O brasileiro Endrick já é bem conhecido pelo o que fez pelo Palmeiras e nas chances que teve pela Seleção Brasileira. Ele agora vai para o Real Madrid com a expectativa de se tornar um dos principais jogadores do mundo. Além dele, há pelo menos outros cinco jogadores sul-americanos que já mostraram o talento para estar no mais alto nível do futebol.
Alejandro Garnacho - Argentina
Aos 19 anos, o argentino já vem se destacando no futebol europeu pelo Manchester United. Apesar de ter nascido em Madrid, na Espanha, Garnacho optou por jogar pela Argentina, país natal de sua mãe. No entanto, sua base como jogador foi realizada parte no Atlético de Madrid antes de ser promovido no United.
Ponta esquerda de velocidade e bastante habilidade, o jovem jogador já marcou gols importantes pelo seu clube, como um golaço de bicicleta contra o Everton na Premier League. Pela seleção argentina foram poucas aparições, mas Garnacho deve ser aproveitado por Lionel Scaloni, inclusive podendo ser titular dos atuais campeões do mundo.
Kendry Páez - Equador
Com 16 anos, o meio-campista já estreava em Libertadores e sendo protagonista do Independiente Del Valle. O talento foi percebido pelo futebol europeu e, ao completar 18 anos, a joia equatoriana vai se transferir para o Chelsea, da Inglaterra. A jovem promessa é um meio-campista armador, repleto de alternativas no seu jogo e com uma finalização de extrema qualidade.
Páez estreou em 2023 pela seleção do Equador e quebrou três recordes com isso. Ele é o mais jovem a vestir a camisa do Equador, a ser titular em um jogo das Eliminatórias e dar uma assistência nas Eliminatórias Sul-Americanas.
Darío Osório - Chile
Após anos de bons resultados, o Chile teve dificuldades de renovar sua seleção. Apesar da demora, os chilenos podem ter encontrado uma referência técnica de bastante qualidade. Darío Osório, 20 anos, foi revelado pelo Universidad Chile e se destacou nas poucas oportunidades que teve no time titular.
Caso tivesse tido mais tempo de jogo, o meia poderia ter chamado a atenção de um clube europeu maior. No entanto, ele foi contratado pelo Midtjylland, da Dinamarca. No futebol dinamarquês, o ponteiro, que pode atuar pelos dois lados do campo, destacou-se na primeira temporada e chamou a atenção de equipes de maior relevância. O torcedor chileno espera bastante de Osório e ele pode ser fundamental para essa renovação.
Julio Enciso - Paraguai
O meia-armador de 20 anos foi uma das principais revelações da Premier League na temporada 2022/2023. Pelo Brighton, Enciso fez a diferença na boa campanha do clube no campeonato daquele ano. Na última campanha, entretanto, o paraguaio sofreu com lesões e isso o fez perder ritmo de jogo.
Recuperado, ele é capaz de jogadas incríveis, pois tem boa visão de jogo, velocidade com a bola no pé e poder de decisão. Enciso pode ser a grande surpresa paraguaia na Copa América, o que lhe dará moral para ter uma boa temporada novamente pelo Brighton.
Facundo Pellistri - Uruguai
Em uma seleção experiente e qualificada como a uruguaia, uma jovem promessa ganhar espaço e se destacar merece ser exaltada. Pellistri, 22 anos, é ponta direita e se destaca pelo controle de bola e velocidade para criar as oportunidades no ataque.
O uruguaio pertence ao Manchester United, mas não estava ganhando muitas oportunidades pela concorrência na posição. Por isso, ele foi emprestado ao Granada. No clube espanhol, Pellistri teve bastante minutos e conseguiu ter algumas atuações de destaque. Ainda não há garantia que ele permanecerá no United para a próxima temporada. No entanto, pela seleção uruguaia, o ponteiro pode ser titular na Copa América.