A norte-americana Coco Gauff, número 3 do mundo, se classificou para as oitavas de final de Roland Garros ao derrotar a ucraniana Dayana Yastremska, 32ª colocada, nesta sexta-feira (31) por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4, em uma hora e 34 minutos na quadra Philippe Chatrier.
Campeão do US Open do ano passado, a jogadora de 20 anos mostrou um jogo sólido, apesar do baixo aproveitamento com o primeiro serviço (47% dos pontos ganhos e quatro duplas faltas).
Por outro lado, Gauff cometeu poucos erros não forçados nas trocas de bola (nove contra 22) e conseguiu duas quebras em cinco oportunidades.
No segundo set, a ucraniana impôs mais resistência. Depois de estar perdendo por 5-2, reagiu e no décimo game teve três break points para empatar em 5-5, mas Gauff se recuperou e conseguiu fechar o jogo com um 6/4.
Nas oitavas de final, a vice-campeã em Paris em 2022 vai enfrentar a italiana Elisabetta Cocciaretto, 51ª do mundo, que que chega pela primeira vez a esta fase de um Grand Slam, depois de bater a russa Liudmila Samsonova, 17ª na classificação da WTA, por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (4) e 6/2.
A italiana é uma das surpresas da chave feminina. Aos 23 anos e com apenas um título no currículo , o WTA 250 de Lausanne (Suíça) em 2023, ela só perdeu um set em três jogos, na estreia diante da brasileira Bia Haddad Maia, 13ª cabeça de chave e semifinalista em Roland Garros no ano passado.
* AFP