Pedro Quintas encerrou a participação brasileira no Pro Tour de Dubai ao terminar em quinto lugar no Skate Park. Ele era o único atleta do país que avançou à final do torneio, disputado neste domingo (3). O espanhol Danny Leon ficou com o título. Completaram o pódio o americano Gavin Bottger e o dinamarquês Viktor Solmunde.
O brasileiro teve a sua maior pontuação, um 88,56, ficando muito próximo de uma medalha, já que Somunde garantiu a bronze com 89,36. Bottger tirou 89,57, muito próximo do ouro de Leon, conquistado com 90,13.
Além de Pedro Quintas, o Brasil contou na competição com Luiz Francisco, Pedro Carvalho, Pedro Barros e Augusto Akio, além de Isadora Pacheco na categoria feminina, mas todos foram eliminados no sábado e não conseguiram vaga na final.
A quinta colocação foi suficiente para deixar Quintas entre os confirmados para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. O brasileiro ocupa o 17º lugar do ranking mundial.
No feminino, Naia Laso brilhou ao ficar com a medalha de ouro. A espanhola recebeu 93,46 de nota. As japonesas Kokona Hiraki (91,60) e Mizuho Hasegawa (88,91) completaram o pódio.
Ao término da competição nos Emirados Árabes, os 44 melhores skatistas de cada um dos rankings mundiais (masculino e feminino) avançarão para a segunda janela de classificação olímpica, respeitado o limite de seis atletas por país. Segundo o calendário da World Skate, os rankings atualizados serão divulgados em 5 de março.
Assim como aconteceu nos Jogos de Tóquio, a corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024 foi dividida em duas fases. No caso do Park, a nota final da primeira fase será composta pelas três maiores pontuações, considerando-se um total de quatro eventos. As duas etapas que definirão os classificados para Paris acontecerão em Xangai, na China, em maio, e em Budapeste, na Hungria, em junho.
Com o fim do Skate Park, Dubai receberá o Street entre os dias 6 e 10 de março, com mais brasileiros na disputa por medalha.