A Confederação Brasileira de Hóquei e Patins (CBHP) se manifestou após a decisão cautelar da Corte Arbitral do Esporte (CAS) revogando a desfiliação da Confederação Brasileira de Skate (CBSK) da World Skate, medida que garantia a ela o caminho para se tornar a nova representante dos skatistas, mediante o cumprimento de uma lista de exigências.
De acordo com a nota divulgada, a CBHP "acatará com resiliência as decisões emanadas das instâncias superiores e às entidades às quais diretamente se relaciona como filiada".
Com a decisão do CAS, a CBSK volta a ser a única responsável pelo skateboarding no Brasil até o julgamento final do processo, que só acontecerá após os Jogos Olímpicos de Paris. Com o imbróglio nos tribunai,s o Comitê Olímpico do Brasil (COB) vinha sendo responsável por administrar a modalidade desde janeiro.
Em nota, o COB garantiu que manterá o apoio aos atletas na preparação para os Jogos de Paris e que o status da CBSK volta ao que era antes da decisão da World Skate: "o COB deixa a gestão da modalidade de imediato e a CBSk volta a conduzir a preparação dos atletas da modalidade para os Jogos Olímpicos Paris 2024. A Confederação não havia sido desfiliada pelo COB e, desta forma, não haverá alteração desse status. O COB manterá todo apoio necessário à CBSK e às necessidades para a preparação dos skatistas brasileiros rumo aos Jogos de Paris".
Confira o comunicado divulgado pela CBHP:
Uma vez judicializada a questão, todos os envolvidos estarão sujeitos às ocorrências do rito processual. Ao longo desse longo período em que se desenrolou este assunto, mais precisamente desde 2016, a CBHP nunca se permitiu desfocar de sua missão, que é seguir seu trabalho construindo um futuro melhor para todas as modalidades dos esportes sobre rodas. Neste sentido, e como sempre fez, a CBHP acatará com resiliência, as decisões emanadas das instâncias superiores e às entidades às quais diretamente se relaciona como filiada, quer sejam as Federações Internacionais (World Skate, Pan-americana e Sul-americana) e o Comitê Olímpico do Brasil .