Uma polêmica permeou o fim de ano do skate brasileiro. A disputa pela gestão da modalidade no Brasil entre Confederação Brasileira de Skate (CBSK) e Confederação Brasileira de Hóquei e Patins (CBHP) dividiu opiniões.
No começo do ano, sem acordo entre as partes, a World Skate decidiu por desfiliar a CBSk e considerar a CBHP sua única representante no Brasil. Além disso, a WS também definiu que o COB assumiria a gestão do skate até os Jogos Olímpicos de Paris para garantir a participação dos atletas brasileiros.
Em entrevista à GZH, Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do COB, disse que conversou com os atletas e os tranquilizou em relação à preparação para Paris.
— Nossa primeira medida foi uma aproximação com os atletas para dizer a eles que tudo que foi planejado até os Jogos Olímpicos não vai faltar. Nessa reunião, pedimos a eles outras necessidades que eles tinham e pudessem nos passar. Estavam presentes atletas, treinadores e agentes (empresários). Foi importante para entendermos melhor a modalidade. Nós lidamos com todas, mas não temos especialização nelas. Isso fica a cargo da confederações. Foi um avanço para gerar tranquilidade e entendermos que os atletas estavam se encaminhando para um lado muito político. Eles são importantes, vozes fundamentais, mas precisam ter a tranquilidade para treinar e competir. É uma modalidade que ainda tem a classificação olímpica.
No último domingo, começou mais uma fase de classificação para os Jogos. Em Dubai, iniciou o campeonato mundial da modalidade. Primeiro será realizada a etapa do park, entre 25/2 e 3/3 e depois o do street, entre 4/3 e 10/3.
— São três eventos, o primeiro em Dubai. Serão 50 atletas e todos com as taxas pagas pelo COB. Até hoje, eles eram responsáveis pelas despesas, mas nós entendemos que, por se tratar de classificação olímpica, a responsabilidade é toda nossa. Eles entenderam e já ficaram bem mais tranquilos — completou.
Em Tóquio, em 2021, o Brasil conquistou três medalhas, todas de prata. Kelvin Hoefler, Rayssa Leal e Pedro Barros subiram ao pódio no Japão.