O Comitê Olímpico do Brasil confirmou na manhã desta terça (27) que recebeu da Corte Arbitral do Esporte (CAS), sediada em Lausanne, na Suíça, comunicado em que o Tribunal suspendeu a decisão tomada pela World Skate, de desfiliar a Confederação Brasileira de Skate (CBSK) até a formação de uma nova entidade.
A World Skate, organização internacional responsável pela regulação do skate e dos esportes sobre patins, havia retirado a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) do seu quadro de filiados, em janeiro. A decisão também colocou o Comitê Olímpico do Brasil (COB) como gestor direto do skate no país até a realização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Além disso, deu sinal verde para a Confederação Brasileira de Hóquei e Patins (CBHP) se tornar a nova representante dos skatistas, mediante o cumprimento de uma lista de exigências.
Dessa forma, a CBSK retoma imediatamente a gestão da modalidade e volta a ter poder de decisão como vinha ocorrendo nos últimos anos, mesmo em meio à uma grande disputa pelo poder entre as confederações que vem de 2017.
— Nossa primeira medida foi uma aproximação com os atletas para dizer a eles que tudo que foi planejado até os Jogos Olímpicos não vai faltar. Nessa reunião, pedimos a eles outras necessidades que eles tinham e pudessem nos passar. Estavam presentes atletas, treinadores e agentes (empresários). Foi importante para entendermos melhor a modalidade. Nós lidamos com todas, mas não temos especialização nelas. Isso fica a cargo da confederações. Foi um avanço para gerar tranquilidade e entendermos que os atletas estavam se encaminhando para um lado muito político. Eles são importantes, vozes fundamentais, mas precisam ter a tranquilidade para treinar e competir. É uma modalidade que ainda tem a classificação olímpica — comentou em entrevista à GZH e Rádio Gaúcha, Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do COB, sobre a discussão e o papel da entidade máxima do esporte brasileiro.
No último domingo, começou mais uma fase de classificação para os Jogos. Em Dubai, iniciou o campeonato mundial da modalidade. Primeiro será realizada a etapa do park, entre 25/2 e 3/3 e depois o do street, entre 4/3 e 10/3.
Confira o comunicado divulgado pelo COB
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi informado oficialmente da liminar concedida pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) suspendendo a decisão de desfiliação da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) à World Skate (WS). Com isso, o COB deixa a gestão da modalidade de imediato e a CBSk volta a conduzir a preparação dos atletas da modalidade para os Jogos Olímpicos Paris 2024. A Confederação não havia sido desfiliada pelo COB e, desta forma, não haverá alteração desse status. O COB manterá todo apoio necessário à CBSK e às necessidades para a preparação dos skatistas brasileiros rumo aos Jogos de Paris.