Os dois últimos classificados para as quartas de final da Champions League foram conhecidos nesta quarta-feira (13). Na Espanha, após vitória por 2 a 1 no tempo normal, o Atlético de Madrid conseguiu a vaga nos pênaltis contra a Inter de Milão. Na Alemanha, o Borussia Dortmund conseguiu fazer valer o mando de campo e venceu o PSV por 2 a 0, classificando-se por conta do agregado de 3 a 1.
Com isso, as duas equipes se juntam aos outros classificados: Real Madrid, Manchester City, Arsenal, Bayern de Munique, PSG e Barcelona. O sorteio das quartas de final da Champions League ocorre nesta sexta-feira (15), às 8h.
No Cívitas Metropolitano, em Madrid, a Inter começou mais ligada na partida. Mesmo assim, os colchoneros buscaram equilibrar as ações. O placar, entretanto, foi aberto pela equipe italiana, com uma jogada bem trabalhada aos 33 minutos. Barella foi lançado na ponta-esquerda e cruzou rasteiro para trás. Di Marco chegou como elemento surpresa para finalizar com força para o fundo do gol.
Dois minutos depois, o Atlético conseguiu o empate no oportunismo. Koke tentou um passe na área e a defesa da Inter falhou no corte, com isso a bola sobrou limpa para Griezmann finalizar com firmeza, sem chances para o goleiro Sommer.
Na segunda etapa, a equipe espanhola que entrou em campo com mais disposição, até por conta da necessidade de fazer mais um gol. Em uma jogada de linha de fundo, a bola foi cruzada para Griezmann, que apareceu livre dentro da área e bateu rasteiro, mas desta vez o goleiro da Inter conseguiu fazer a defesa.
Aos 30 minutos, a Inter vinha se segurando bem e conseguiu um bom contra-ataque puxado por Lautaro. O argentino deixou Thuram na cara do gol, mas o francês isolou o chute. Após o susto, o Atlético de Madrid foi para cima.
Aos 40 minutos, Memphis aproveitou a sobra na área e chegou batendo com força. A bola explodiu na trave e Sommer ficou sem reação. Contudo, no momento seguinte o atacante do Atlético não desperdiçou. Koke achou um passe excelente para Memphis dominar e bater cruzado, sem chances para o goleiro da Inter.
E a pressão não parou por aí, porque os colchoneros seguiram atacando. Sommer quase entregou um gol numa bola levantada na área, mas depois salvou no rebote. No último lance do tempo normal, o Atlético de Madrid teve a chance de marcar o gol da classificação. Griezmann encontrou o jovem Riquelme livre dentro da área, mas ele chegou batendo com muita força e a bola acabou subindo demais.
Prorrogação equilibrada e tudo decidido nos pênaltis
Sem mais gols no tempo normal, o duelo foi para a prorrogação na Espanha. A primeira boa chance foi da Inter, que recebeu cruzamento perfeito e estava livre, mas cabeceou errado, fazendo com que a bola fosse longe.
A grande chance do Atlético de Madrid na primeira etapa foi com Memphis, mas Sommer conseguiu fazer uma boa defesa. Quem conseguiu uma segunda boa chance foi a Inter. Em bom escanteio cobrado, Lautaro subiu com liberdade e cabeceou com força. A bola bateu na trave antes de sair pela linha de fundo.
No segundo tempo, as chances foram menores para ambos os lados. As equipes apostaram nas bolas paradas, mas sem efeito. Com isso, o confronto foi para os pênaltis.
Nas penalidades, a Inter converteu o primeiro com Çalhanoglu. O Atlético também fez com Memphis. Na segunda cobrança, os goleiros brilharam, com Oblak defendendo o chute de Alexis Sánchez, enquanto Sommer defendeu o de Saúl.
Na terceira chance de cada equipe, Oblak apareceu bem novamente, defendendo a cobrança de Klassen. Por outro lado, Riquelme fez para os colchoneros. Bastoni manteve a Inter viva, com um chute no meio do gol. Porém, Ángel Correa bateu bem e manteve o Atlético na frente. Na última cobrança, Lautaro Martínez teve a responsabilidade de cobrar, mas isolou o chute e a vaga da Inter de Milão.
Boa atuação do goleiro garante Borussia nas quartas
A atmosfera do Signal Iduna Park, na Alemanha, beneficiou o Borussia desde o apito inicial. Não demorou muito para os alemães chegarem com perigo para abrir o placar. Sancho recebeu na entrada da área, trouxe a bola para o meio e chutou bem no canto do goleiro do PSV. Benítez se esticou todo, mas não conseguiu alcançar a bola, que ainda bateu na trave antes de entrar.
Com a vantagem, o Dortmund seguiu melhor no jogo e criou boas chances de ampliar. Nas poucas chegadas da equipe holandesa, faltou capricho dos atacantes na hora de finalizar.
No segundo tempo, sem conseguir muitas infiltrações dentro da área, o PSV resolveu arriscar de fora. Lozano finalizou com força e acertou a trave de Kobel. O goleiro do Borussia precisou ser acionado momentos depois em duas oportunidades, salvando a pele do clube alemão.
Chegando na parte final da partida, Kobel seguiu sendo importante para o Dortmund. Quando a defesa não conseguia desarmar, ele garantia com uma boa defesa, como no belo lance de Bakayoko, no qual o atacante do PSV deixou Hummels sentado e finalizou com força, mas parou no paredão.
Sem conseguir criar muito, o Borussia até conseguiu balançar a rede mais uma vez. No entanto, no lance de bola parada foi dado impedimento após Fullkrug fazer o gol. Aos 39 minutos, Kobel apareceu novamente para intervir, após lambança da própria defesa. Com isso, o PSV começou a entrar no modo desespero.
A pressão final dos holandeses foi levantar bolas na área. No entanto, a defesa do Borussia conseguiu se sobressair em todos os lances de perigo. Em um dos últimos lances na Alemanha, o artilheiro do PSV teve a chance do empate. Ele tabelou e ficou cara a cara com o goleiro, mas acabou isolando a finalização.
No último lance da Alemanha, o castigo foi fatal. Marco Reus saiu livre após o tiro de meta e tirou com tranquilidade a bola do goleiro Benítez, para garantir a vaga do Borussia Dortmund nas quartas de final.