O italiano Jannik Sinner, que no final de janeiro venceu o Aberto da Austrália, foi campeão do ATP 500 de Roterdã neste domingo (18), ao derrotar na final o australiano Alex De Minaur por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4, em uma hora e 21 minutos.
Primeiro cabeça de chave do torneio, o tenista de 22 anos será, a partir desta segunda-feira, o número 3 do mundo, atrás apenas do sérvio Novak Djokovic e do espanhol Carlos Alcaraz, a melhor classificação de um tenista italiano na história da ATP. Já De Minaur vai entrar para o Top 10, subindo para a nona posição, a melhor de sua carreira.
No primeiro set, quando os dois jogadores empatavam em 5-5 e com uma quebra para cada, Sinner quebrou o saque do australiano fazer 6-5 e fechar a parcial na sequência.
No segundo, ambos não tiveram solidez no serviço e o italiano conseguiu duas quebras para selar a vitória.
— Há algumas semanas fiz um trabalho muito bom [vencendo o Aberto da Austrália] e aqui também fui muito bem. Estou realmente orgulhoso do meu nível de jogo durante toda a semana. Tivemos momentos difíceis, mas superamos da maneira adequada—comemorou Sinner após a partida.
Com o título em Roterdã, Sinner se junta a uma lista de ilustres do tênis como Arthur Ashe, Jimmy Connors, Björn Borg, Stefan Edberg e Roger Federer, que também venceram o torneio na Holanda.
Jannik Sinner disputou a 16ª final da carreira e conquistou o 12º título. O italiano permanece invicto na temporada. Ele venceu os 12 jogos que fez em 2024 e acumula 15 vitórias seguidas no circuito, já que também ganhou três partidas na campanha do título da Itália na Copa Davis no final de 2023.
* AFP