O San Francisco 49ers busca revanche no Super Bowl LVIII. Antes da temporada 2023/2024 da NFL começar, eles já eram favoritos para estar em Las Vegas no dia 11 de fevereiro.
Motivos para crer nisso não faltavam: um elenco recheado de bons jogadores em quase todas as posições, um treinador que sabe montar ataques fortes e a vontade de toda a franquia de retornar ao jogo decisivo do futebol americano depois de quatro anos.
O head coach Kyle Shanahan e o general manager John Lynch foram as mentes por trás da montagem desse 49ers, e a obsessão por um título, após três décadas, move San Francisco.
Os Niners chegam ao imponente Allegiant Stadium tentando se impor contra um forte Kansas City Chiefs. O desejo de revanche, por conta da derrota no Super Bowl LIV, pode ajudar os 49ers na questão motivacional.
Mentalmente e taticamente, a equipe parece estar pronta. Fisicamente, as lesões sempre preocupam, mas não há nenhum desfalque de peso em relação aos últimos jogos.
Brock Purdy busca seu título
Essa decisão será especial, pois pode consolidar uma das narrativas mais interessantes dos últimos anos da NFL. O quarterback Brock Purdy foi o último escolhido no Draft de 2022, e ganhou o título de Mr. Irrelevant — dado a todo jogador selecionado na 262ª posição. A expectativa de jogar pelos 49ers era pequena, mas quis o destino que isso acontecesse.
Terceira opção no início da temporada 2022/2023, Purdy contou com lesões dos seus antigos companheiros Trey Lance e Jimmy Garoppolo para assumir a titularidade. Surpreendeu, chegou até a final da Conferência Nacional (NFC), mas uma lesão o tirou no início do duelo contra o Philadelphia Eagles. Foi um adiamento do que estava por vir.
Na atual temporada, ele ganhou a disputa pela titularidade contra Lance, que foi trocado para o Dallas Cowboys. Com total confiança de todos, Purdy mostrou que não era um quarterback comum apoiado em um elenco talentoso. Ele mostrou que era a peça que faltava para a engrenagem funcionar como se esperava.
Ele fez uma boa temporada, com mais momentos positivos do que negativos. Venceu novamente jogos de playoffs e na decisão da NFC esteve presente. Foi importante para a virada diante do Detroit Lions, que colocou os 49ers no Super Bowl.
Vencer o título significará algo histórico para Purdy e para toda a NFL, pois pode ser a primeira vez que a última escolha do Draft levanta o troféu Vince Lombardi.
— Brock Purdy vencendo um Super Bowl é como a oficialização da história da Cinderela. Um roteiro de cinema na realidade. Ninguém jamais imaginou que ele teria tanta relevância quando foi a escolha 262 no Draft de 2022. Além de tudo que já fez, Purdy tem a chance de engrandecer ainda mais essa história vencendo o melhor quarterback da NFL em atividade nessa final — analisa Felipe Vieira, editor do site On The Clock, especializado em futebol americano.
Mesmo se for campeão, o jovem quarterback promete que manterá a humildade que o levou até onde está, e diz não guardar mágoas das 31 franquias que o deixaram passar no Draft.
— Nunca guardei rancor de outras equipes. Aconteceu como era necessário e sou abençoado por fazer parte dos 49ers — afirmou Purdy durante o media day do Super Bowl LVIII, na segunda-feira (5).
Elenco motivado e consistente
Liderados por Purdy, o elenco dos Niners está bastante motivado para vencer o título. Muitos do atual elenco estiveram no Super Bowl LIV e perderam para os Chiefs. A revanche é um elemento importante para muitos deles, que querem um resultado diferente dessa vez.
— Precisávamos voltar aqui para buscar o que nos foi negado. Este ano pretendíamos vencer o Lombardi, competimos contra rivais difíceis e agora temos a oportunidade de abraçar o que deixamos passar naquela ocasião. Estamos entusiasmados — disse o linebacker Fred Warner durante o media day.
Sem vencer o Super Bowl desde 1994/1995 e com derrotas doloridas nas últimas chances que teve, o San Francisco 49ers chega pronto para fazer história e vencer o título pela sexta vez. Os elementos ajudam o torcedor dos Niners a acreditar na vitória, resta saber se dentro de campo tudo isso valerá de algo.
— Acredito que os 49ers vençam, pois têm um time mais regular e consistente. Os Chiefs têm muitos altos e baixos — aposta Paulo Mancha, comentarista da NFL há 18 anos.