Sete vitórias em temporada regular da NFL em sete jogos disputados. Dois touchdowns, 310 jardas aéreas e nenhuma interceptação na vitória do San Francisco 49ers por 30 a 12 contra o New York Giants, em jogo realizado nesta quinta-feira (21), na abertura da Semana 3 da Liga.
Esses são números relevantes do quarterback Brock Purdy, 23 anos, um jogador que até pouco tempo atrás não gerava muitas expectativas. Para ser ter uma ideia disso, no Draft — em que são selecionados 256 jogadores do futebol americano universitário para atuar profissionalmente na NFL —, ele foi último escolhido.
Por sinal, o último selecionado recebe o título de Mr. Irrelevant (Senhor Irrelevante) e dificilmente tem chances de jogar, pois se trata de um jogador abaixo da média da liga.
Purdy teve boa carreira na Universidade Estadual de Iowa, mas nunca foi considerado um prospecto de qualidade pelas franquias da NFL. Por isso, no San Francisco 49ers ele chegou para ser a terceira opção no elenco, atrás de Trey Lance, terceira escolha geral do Draft 2021 e esperança para o futuro, e Jimmy Garoppolo — que estava na franquia há seis anos.
O destino quis Purdy como titular
Trey Lance começou como titular e rodeado de expectativas, mas sofreu grave lesão na segunda partida da temporada passada. Com isso, Garoppolo assumiu a posição e Brock Purdy foi promovido para reserva imediato. Na Semana 12, mais uma lesão assombrou os 49ers e a oportunidade do Mr. Irrelevant chegou.
Ele entrou no lugar de Garoppolo durante a vitória contra o Miami Dolphins por 33 a 17 e teria a missão de guiar a forte 49ers rumo aos playoffs da NFL. Purdy foi titular nas cinco partidas finais de 2022 e venceu todas, com atuações seguras e, até então inesperadas, para a última escolha geral do Draft.
Foram 11 touchdowns lançados e apenas três interceptações. Vaga nos playoffs garantida e a desconfiança em relação a Purdy era grande no momento decisivo. No entanto, ele mostrou mais uma vez que não sentia a pressão. Comandou as vitórias contra o Seattle Seahwks e Dallas Cowboys, e classificou os 49ers para a final da Conferência Nacional contra o Philadelphia Eagles.
A empolgação era grande para um Mr. Irrelevant chegar ao Super Bowl pela primeira vez na história. No entanto, no início do jogo, Purdy sofreu lesão no ligamento do cotovelo e precisou sair de campo. Um balde de água fria nos 49ers, que não tiveram chances contra os Eagles.
De irrelevante a relevante em 2023
Recuperado da lesão, Brock Purdy tinha a esperança de começar a temporada 2023 como titular. Lance também se recuperou, enquanto Garoppolo foi para o Las Vegas Raiders. Mesmo com as boas atuações na última temporada, ainda havia dúvidas de quem começaria pelos 49ers.
Ela acabou quando o técnico Kyle Shanahan decidiu trocar Lance com o Dallas Cowboys e deixou claro para todo mundo que Purdy seria o seu titular. Uma decisão ousada, visto que os 49ers investiram pesado para selecionar Lance em 2021.
A escolha vem se mostrando acertada a cada rodada que passa. Já foram três jogos em 2023 e Purdy ainda não perdeu. Mais do que isso, ele lançou para quatro touchdowns, não teve nenhuma interceptação e trouxe segurança para a posição de quarterback dos 49ers, o que não acontecia desde 1999, quando Steve Young disputou sua última temporada pela franquia.
Ainda não é possível determinar até onde vai chegar Brock Purdy. No entanto, já é certo que o Mr. Irrelevant de 2022 se tornou um personagem relevante na NFL. Ele já se mostrou talentoso, um líder nato e que nada é impossível no futebol americano.