Para o fã de Star Wars, a "Estrela da Morte" é a nave utilizada pelo Império na guerra espacial. Já para o fã de NFL, trata-se do apelido do imponente Allegiant Stadium, localizado em Las Vegas, e que será sede do Super Bowl LVIII, entre Kansas City Chiefs e San Francisco 4ers, no dia 11 de fevereiro.
Situado às margens de uma movimentada rodovia de Las Vegas, o visual impressiona. O gigante de metal e vidro espelhado na cor preta (são 7,4 mil painéis) é a casa do Las Vegas Raiders, time da cidade na NFL. Ele custou mais de 1,8 bilhões de dólares. A obra iniciada em 2017 terminou em julho de 2020 e, desde então, recebe jogos da Liga.
A pandemia de Covid-19 impediu que a primeira temporada fosse jogada diante dos torcedores. Ainda assim, na inauguração, o proprietário do time, Mark Davis, fez questão de fazer uma referência a imponência do estádio:
— Bem vindos à Estrela da Morte, onde os sonhos dos nossos oponentes morrem.
Apesar de ser uma cidade turística importante e com certa representatividade nos esportes americanos, esta é a primeira vez que Las Vegas receberá um Super Bowl. O estado de Nevada, onde a cidade está localizada, também nunca sediou o jogo mais importante da NFL.
Conceito de arena multiuso levado a sério
Desde a inauguração, além da NFL, o estádio recebe outros jogos. O Allegiant é casa do UNLV Rebels, programa de futebol universitário da Universidade de Nevada, e recebe o Las Vegas Bowl.
O estádio também leva a sério o conceito de arena multiuso. Já recebeu shows de cantores como Ed Sheeran, Beyoncé e Pink. Em maio, vai receber a Stones Tour '24 Hackney Diamonds, turnê mundial da banda britânica Rolling Stones.
Os números também ajudam a entender um pouco mais sobre a imponência do estádio. São 8 mil camarotes, 21 mil luminárias, 3,6 mil escadas e mais de 2,3 mil TVs espalhadas pela estrutura, de acordo com o site oficial do estádio.
Sede da Copa América e Brasil em campo
Além do Super Bowl, o Allegiant Stadium será palco de outro grande evento neste ano. Ele será um dos 14 estádios a receber jogos da Copa América 2024, que acontece nos Estados Unidos entre 20 de junho a 14 de julho, e reúne 16 seleções.
Serão três jogos no estádio, com direito a uma partida do Brasil. No dia 28 de junho, a Seleção enfrenta o Paraguai em Las Vegas, pela segunda rodada do grupo D. No local também acontece Equador x Jamaica, pelo grupo B, e um dos jogos das quartas de final da competição.
Apesar do investimento, o Allegiant está fora de outro grande evento que acontece nos Estados Unidos nos próximos anos. Não será palco da Copa do Mundo de 2026.