A 10ª edição do Rio Open terá uma final argentina. Neste domingo (25), Sebastian Baez e o surpreendente Mariano Navone vão decidir o título da chave de simples após deixarem pelo caminho favoritos e dois tenistas brasileiros. Será a primeira vez que dois argentinos decidem o troféu na competição realizada no Jockey Club Brasileiro.
Navone, atual 113º do mundo, é a grande surpresa. E não somente por ter eliminado o jovem brasileiro João Fonseca nas quartas de final. O argentino vai disputar sua primeira final de nível ATP após despachar o britânico Cameron Norrie, maior cabeça de chave então vivo na competição e atual campeão do torneio.
O argentino derrubou Norrie por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2, em seu melhor resultado da carreira até agora.
— O tênis tem dessas coisas. Na semana passada, eu perdi na primeira rodada na Argentina, nesta semana estou na final de um ATP 500— disse, em referência ao ATP 250 de Buenos Aires.
Navone também surpreendeu porque veio do qualifying, a fase preliminar em que os tenistas buscam as últimas vagas disponíveis na chave principal. No domingo, ele terá pela frente o compatriota Sebastian Baez.
— Seba e eu nos conhecemos desde crianças. É um belo momento do tênis argentino, dois finalistas em um ATP 500. Genial. Em uma chave tão dura. Vai ser uma partida difícil— projetou o jogador que ganhou o apelido de "La Navoneta" em referência à seleção argentina de futebol conhecida com Scaloneta.
Baez, algoz do brasileiro Thiago Monteiro nas quartas, superou neste sábado o compatriota Francisco Cerundolo, quarto cabeça de chave, por 7/5 e 6/0.
— Feliz de estar na primeira final de 500, acho que estou fazendo uma boa semana, uma boa gira, contente de ter a oportunidade de ter mais um jogo para jogar— comentou o atual 30º do mundo.
Ele exaltou o momento vivido pela nova geração do país vizinho.
— A Argentina tem muitos jogadores e muito bons. Estamos aproveitando para subir, somos jovens. Gosto de jogar no Rio, de vir ao Brasil. Quando não jogo contra um brasileiro, me sinto local—declarou Baez.
Gaúcho e colombiano conhecem rivais da final de duplas
Garantido na decisão da chave de duplas, o gaúcho Rafael Matos conheceu seus adversários da final, neste sábado. Serão os austríaco Lucas Miedler e Alexander Erler, que eliminaram os franceses Fabien Reboul e Sadio Doumbia por 7/6 (3) e 7/6 (2).
No Rio, Matos forma dupla com o colombiano Nicolas Barrientos. Eles vão jogar a final deste domingo (25) a partir das 15 horas.