O gaúcho Rafael Matos está classificado para a final do Rio Open, torneio da série 500 da ATP, que está sendo disputado nas quadras do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira (23), ele e o colombiano Nicolás Barrientos derrotaram os italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori, vice-campeões do Aberto da Austrália deste ano, por 2 a 1, parciais de 2/6, 6/3 e 10-6, em jogo que teve 1h37min de duração.
Esta será a 12ª vez em que Matos disputará uma final da ATP, a segunda deste nível. Nas anteriores, ele obteve seis títulos, todos em torneios da série 250. Com Barrientos, será a primeira decisão.
A campanha da parceria que teve início nesta temporada tem sido excepcional. No Rio, eles estrearam vencendo o mineiro Marcelo Melo e o holandês Matwé Middelkoop. Depois superaram os alemães Kevin Krawietz e Tim Puetz, cabeças de chave 4. Com o desempenho até o momento, o brasileiro está ganhando oito colocações no ranking mundial e chegando ao 50º lugar.
Do outro lado da chave, os franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul garantiram vaga na semifinal e aguardam os vencedores do confronto entre os austríacos Alexander Erler e Lucas Miedler e os argentinos Máximo González e Andrés Molteni — atuais campeões do torneio.
Na decisão, o desafio de Matos será o de se tornar o primeiro brasileiro campeão no Rio de Janeiro. Até o momento, Marcelo Melo (2014 e 2023), Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva, em 2019, e Bruno Soares, em 2022, foram os atletas do Brasil a chegar à decisão.