E o conto de fadas do brasileiro João Fonseca no Rio Open terminou na noite de sexta-feira (23), quando ele foi derrotado pelo argentino Mariano Navone, nas quartas de final do torneio ATP 500, por 2 a 1, parciais de 2/6, 6/3 e 6/3, em 2h20 min de partida disputada na Quadra Guga Kuerten, no Jockey Club Brasileiro.
Grande sensação da competição, o carioca de apenas 17 anos que em 2023 foi campeão júnior do US Open e encerrou a temporada como número 1 do ranking mundial da categoria, acabou sentindo o físico no terceiro set e viu a chance de disputar a semifinal escapar.
Assim como fez nas partidas anteriores, contra o francês Arthur Fils, 36º do mundo, e o chileno Cristian Garín, campeão no Rio em 2021 e ex-Top 20, Fonseca começou pressionando o saque do adversário e conquistou uma quebra no primeiro game, repetindo a dose no terceiro e chegando rapidamente a 4 a 0.
Navone ainda devolveu um break em 2-4, mas imediatamente o brasileiro conquistou nova quebra, fez 5-2 e depois sacou para fechar a parcial em 6/2 e abrir vantagem.
O começo do segundo set parecia ser favorável ao brasileiro, que conseguiu uma quebra para marcar 1-0. Porém, ele não conseguiu sustentar a vantagem e viu o argentino empatar em 1-1. Uma nova quebra colocou João Fonseca em vantagem de 3-2, que rapidamente foi cortada por Navone, que conseguiu devolver o break e empatar em 3 a 3, para logo depois voltar a derrubar o saque do tenista da casa, marcar 5-3 e encaminhar a vitória no set.
Em seu segundo torneio no Tour da ATP, João Fonseca sentiu o ritmo e o desgaste no terceiro set e passou a conviver com dores musculares, que o impediam de realizar alguns golpes. Dessa forma, Mariano Navone se aproveitou para quebrar seu serviço no primeiro e quinto games e liderar em 5-2, com o saque à disposição para garantir a classificação para a semifinal.
Com o apoio da torcida, o brasileiro conseguiu realizar um game de alto nível e devolveu uma das quebras, diminuindo o placar para 3-5, tendo a oportunidade de sacar para encostar ainda mais. Com um erro de um smash, Fonseca enfrentou um march point em 30-40, mas conseguiu se salvar com uma bela bola de direita. Porém, logo depois, não foi possível evitar e Mariano Navone fez 6-3 e garantiu a inédita classificação. após sair do qualifying.
— Apesar da derrota estou muito feliz com a semana. Foi um sonho, torneio maravilhoso. Foi mérito dele. Estava muito quente, senti a fadiga. É seguir trabalhando que ainda tem muita coisa pela frente — disse João Fonseca ainda em quadra. pela campanha, ele irá sair da posição de número 655 para a 343 no ranking mundial.
Na semifinal, Navone irá enfrentar o britânico Cameron Norrie, atual campeão do Rio Open, que mais cedo eliminou o também brasileiro Thiago Wild. Dessa forma, três tenistas argentinos disputarão as semifinais, já que Sebastián Báez e Francisco Cerúndolo disputarão a outra vaga na decisão.