A taiwanesa Su-Wei Hsieh dificilmente esquecerá da edição 2024 do Aberto da Austrália. Aos 38 anos, a experiente jogadora que já liderou o ranking mundial de especialistas conquistou o seu oitavo título de Grand Slam, sendo o segundo em três dias em Melbourne.
Na última sexta-feira (26), com o polonês Jan Zielinski, ela havia faturado o troféu das duplas mistas e, neste domingo (28), com a belga Elise Mertens, tornou-se campeã das duplas femininas. Na decisão, elas derrotaram a ucraniana Lyudmyla Kichenok e a letã Jelena Ostapenko por 2 a 0, parciais de 6/1 e 7/5, em 1h33min de partida.
Com 32 títulos de duplas no circuito, incluindo sete de Slam, Hsieh buscava seu primeiro título de duplas femininas na Austrália, onde ela havia chegado à decisão em 2020, atuando com a tcheca Barbora Strýcová e perdido para a húngara Tímea Babos e a francesa Kristina Mladenovic. Mertens, por sua vez, foi para a final com 18 troféus como duplista, três deles em Slam, incluindo o do Aberto da Austrália de 2021 com a bielorrussa Aryna Sabalenka.
A decisão
Cabeças de chave número 2, Hsieh e Mertens foram responsáveis por eliminar a brasileira Luisa Stefani e a holandesa Demi Schuurs nas quartas de final. Na final, elas foram dominantes no set inicial e, com três quebras e nenhum break-point contra, perdendo apenas três pontos nos games de saque, venceram com facilidade.
Já na segunda parcial, Kichenok e Ostapenko conseguiram um quebra e abriram 2-0, mas perderam três games seguidos e levaram a virada. Um novo break no oitavo game deu a chance para que Hsieh e Mertens sacassem para o título, mas o serviço da belga foi quebrado e veio o empate em 5-5 na sequência. Porém, elas conseguiram nova quebra no 12º game, de zero, no saque da ucraniana e confirmaram a segunda conquista de Grand Slam da parceria, repetindo a vitória de Wimbledon em 2021.
Nova número 1 de duplas
A campanha em Melbourne irá reconduzir Elise Mertens ao posto de número 1 do mundo nas duplas, posição que ela alcançou pela primeira vez na carreira em maio de 2021. Su-Wei Hsieh também irá saltar posições na classificação de especialistas da WTA e sairá do número 6 para a segunda posição. A taiwanesa já foi a número 1 em maio de 2014.
Na lista que será oficializada pela WTA na segunda-feira (29), as brasileiras também irão melhorar de colocação. Luisa Stefani sairá do 20º para o 14º lugar, Bia Haddad Maia deixará a 23ª posição e entrará no Top-20. E Ingrid Gamarra Martins vai saltar dois postos e agora será a 49ª do mundo.