Movimento de inclusão social e integração de comunidades periféricas, a Taça das Favelas Rio Grande do Sul será definida neste sábado (18), em Porto Alegre. As finais das categorias masculina e feminina ocorrem a partir das 14h, no Sesc Protásio Alves, com transmissão ao vivo da RBS TV.
A decisão no masculino é entre River da Estalagem, de Viamão, e Grêmio Esportivo Municipal, de Montenegro. No feminino, as equipes são Serranas, da Capital, e Boleiras FC, de Ijuí. As finais são em jogo único, com dois tempos de 30 minutos. A entrada é gratuita, mas o ingresso deve ser retirado no site Sympla.
O evento do fim de semana é a conclusão de um ciclo iniciado há seis meses, com as etapas municipais. Em todo o Estado, foram 541 equipes inscritas, com mais de 6 mil atletas envolvidos. Somente Porto Alegre teve cerca de 70 inscrições. Na primeira parte da Taça das Favelas Rio Grande do Sul, 25 cidades se envolveram na realização dos jogos. Os times masculinos têm jogadores sub-17 e os femininos, atletas acima de 15 anos, conforme as regras de participação.
Na sequência, houve oito etapas regionais, com os melhores de cada município, que se enfrentaram para a classificação às quartas e às semifinais. As partidas das duas últimas etapas ocorreram no CT Hélio Dourado, do Grêmio, no sábado passado.
Os campeões da Taça das Favelas Rio Grande do Sul se classificam para a etapa nacional, com os ganhadores de outros 17 Estados. As competições são organizadas pela Central Única das Favelas (Cufa) em todo o Brasil, e os custos das equipes são bancados pelos patrocinadores do campeonato.