Quando se fala em Luis Suárez e Lionel Messi, logo a parceria dos tempos de Barcelona é relembrada. Nesta quinta-feira (16), os dois jogadores se reencontrarão em lados opostos. A líder Argentina receberá o Uruguai, que está na segunda colocação, às 21h, na Bombonera, em Buenos Aires, pela quinta rodada das Eliminatórias.
Este será o 12º confronto entre Suárez e Messi. A vantagem é toda do craque argentino. Em 11 jogos, foram sete vitórias e quatro empates. Se vale de consolo para os uruguaios, em 2011, nas quartas de final da Copa América, após o empate em 1 a 1 no tempo normal, a Celeste levou a melhor nos pênaltis. Na sequência da competição, superou Peru e Paraguai e ficou com o título.
O último encontro entre os craques ocorreu em novembro de 2021. Na ocasião, a equipe de Lionel Scaloni superou o time de Óscar Tabárez, por 1 a 0, com um golaço de Dí Maria, e praticamente encaminhou a vaga para a Copa do Mundo do Catar.
Aos 36 anos, Suárez está de volta à seleção uruguaia após um período afastado. É o retorno após a má campanha no Mundial do Catar. E também a primeira vez sob o comando de Marcelo Bielsa. O centroavante chega em alta, ancorado no destaque que vem tendo pelo Grêmio. Na temporada, foram 26 gols e 16 assistências em 50 partidas.
Pelo Uruguai, o camisa 9 soma 68 gols em 137 aparições. Feliz pela convocação, Suárez revelou a conversa que teve com Messi:
— Estive conversando com o Leo (Messi). Estava feliz, primeiro porque ele muitas vezes me perguntava da seleção, e agora contente por esse encontro e por nos enfrentarmos novamente. É algo muito lindo — destacou Suárez em entrevista ao canal oficial da Associação Uruguaia de Futebol (AUF).
Em relação à escalação que venceu o Brasil, por 2 a 0, em outubro, o Uruguai deve ter algumas modificações. O goleiro Rochet, do Inter, que confidenciou seguir sentindo dores em razão de uma fissura na costela, pode dar lugar a Santigo Mele, que atua no Junior Barranquilla. No ataque, a expectativa é de que Suárez tenha a companhia de Darwin Núñez, do Liverpool.
Na Argentina, mesmo sem atuar oficialmente desde 21 de outubro, Messi segue sendo o protagonista da atual campeã mundial. Como vem atuando no futebol dos Estados Unidos, considerado com um nível de competição menor, o meia tem tido os minutos controlados por Scaloni.
O treinador tem duas dúvidas no setor ofensivo. Dí Maria e Nico González brigam por vaga no lado esquerdo, enquanto Lautaro Martínez e Julián Álvarez duelam para ver quem será comandante do ataque.
Recentemente, na vitória por 2 a 0 sobre o Peru, em Lima, Messi chegou aos 31 gols marcados em Eliminatórias e ultrapassou Suárez, que tem 29, alcançando o recorde na competição. Será que o argentino ampliará a vantagem? Ou o uruguaio pode recuperar a dianteira?
Os duelos entre Messi x Suárez
- Argentina 2x1 Uruguai (amistoso em 2008)
- Uruguai 0x1 Argentina (amistoso em 2009)
- Uruguai 1x1 Argentina (Copa América 2011)*
- Argentina 3x0 Uruguai (amistoso em 2012)
- Argentina 1x0 Uruguai (amistoso em 2016)
- Uruguai 0x0 Argentina (amistoso em 2017)
- Argentina 2x2 Uruguai (amistoso em 2019)
- Barcelona 0x0 Atlético de Madrid (Campeonato Espanhol 2020/2021)
- Argentina 1x0 Uruguai (Copa América 2021)
- Argentina 3x0 Uruguai (Eliminatórias para o Mundial de 2022)
- Uruguai 0x1 Argentina (Eliminatórias para o Mundial de 2022)
*Uruguaios levaram a melhor nos pênaltis
** Os dados são do oGol