O italiano Jannik Sinner, oitavo do mundo, se classificou neste domingo (9) pelo segundo ano consecutivo para as quartas de final de Wimbledon, desta vez batendo o colombiano Daniel Elahi Galán, 85º do ranking, por 3 a 0, parciais de 7/6 (4), 6/4 e 6/3, e enfrentará o russo Roman Safiullin, 92º da ATP, nas quartas de final, que pouco antes havia derrotado de virada o canadense Denis Shapovalov (29º), abalado fisicamente, por 3/6, 6/3, 6/1 e 6/3, após 2h11min de confronto.
A vitória do italiano no jogo deste domingo ocorreu apesar de em alguns momentos não se sentir confortável na quadra, chegando a escorregar várias vezes.
— Não estava me sentindo bem na quadra. Ele saca muito bem e tive que buscar e somar muitos pontos para vencê-lo— comentou Sinner após a vitória.
Daniel Galán pôs assim ponto final à sua grande aventura este ano no All England Club, onde alcançou o seu melhor resultado num Grand Slam. Até este torneio, ele havia chegado à terceira fase em um Major três vezes (Roland Garros 2020, Wimbledon 2022 e Aberto dos EUA 2022), mas não havia conseguido alcançar as oitavas de final, rodada que agora pôde desfrutar.
Com a eliminação do colombiano, o tênis sul-americano encerra sua participação no torneio de simples masculino desta edição de Wimbledon. No feminino, ainda tem uma esperança, a brasileira Bia Haddad Maia (13ª do mundo), que tem um duelo difícil nesta segunda-feira, pelas oitavas de final, contra a cazaque Elena Rybakina (3ª e atual campeã).
Para Sinner chegar à uma semifinal de Grand Slam será algo inédito. Até hoje, o tenista de 21 anos disputou as quartas de final de um torneio deste porte em quatro oportunidades. Além da edição passada em Wimbledon, ele ainda ficou entre os oito em Roland Garros em 2020 e nos Abertos da Austrália e dos EUA de 2022.
Já Roman Safiullin tem 25 anos e foi campeão júnior do Aberto da Austrália de 2015. Porém, no profissional jamais conseguiu destaque e tem como principais conquistas, quatro títulos e torneios Challenger, o último deles em Koblenz, na Alemanha, em fevereiro. Esta é sua quinta participação em Major, a primeira em Wimbledon.
Uma partida interrompida no sábado e disputada neste domingo definiu o rival do dinamarquês Holger Rune, sexto favorito. O búlgaro Grigor Dimitrov, ex-número 3 do mundo, venceu o americano Frances Tiafoe por fáceis 6/2, 6/3 e 6/2 e voltará a jogar as oitavas de final do torneio inglês depois de seis anos. Sua melhor campanha em Londres aconteceu em 2014, quando perdeu na semifinal para Novak Djokovic.
* AFP