A adolescente russa Mirra Andreeva, de 16 anos e 102ª do ranking da WTA, se classificou pela primeira vez em sua carreira para as oitavas de final de um torneio do Grand Slam, neste domingo (9) em Wimbledon, derrotando a compatriota Anastasia Potapova, 23ª do mundo, pela terceira rodada, por 6/2 e 7/5, em 1h35min de partida.
Foi a segunda vez esta semana em que eliminou uma cabeça de chave no All England Club, depois de ter se beneficiado na rodada anterior do abandono da tcheca Barbora Krejčíková (11ª do mundo), a quem Andreeva já vencia por 6/3 e 4-0.
Vinda da fase de classificação, Andreeva vai entrar na segunda semana de Wimbledon, onde enfrentará nesta segunda-feira a americana Madison Keys (18ª), especialista em quadra de grama e que recentemente venceu o torneio de Eastbourne.
Após a vitória neste domingo sobre Potapova, Andreeva afirmou que a capacidade de luta do tenista espanhol Rafael Nadal serve de inspiração e exemplo para ela.
— Fiquei impressionada quando Rafa voltou após uma lesão e venceu o Aberto da Austrália em 2022 e depois Roland Garroa. Essa força mental é algo que tento imitar. Tento pensar no que ele faria a cada momento — explicou.
Andreeva já havia se destacado em outros grandes torneios neste ano, chamando a atenção principalmente pela precocidade. Ela avançou às oitavas de final em Madrid e depois chegou à terceira rodada em Roland Garros, nas duas oportunidades no saibro.
O primeiro confronto de quartas de final também foi definido neste domingo. A americana Jessica Pegula precisou de apenas 1h15min para derrotar a ucraniana Lesia Tsurenko, parciais de 6/1 e 6/3 e pela primeira vez na carreira chegar à esta etapa em Wimbledon.
Número 4 do mundo, Pegula agora busca quebrar um tabu, o de chegar às semifinais de um Grand Slam. Até hoje, ela parou nas quartas do Aberto da Austrália, nos últimos três anos, e em 2022 ainda disputou esta fase em Roland Garros e no Aberto dos EUA.
A adversária da americana será a tcheca Markéta Vondroušová, vice-campeã de Roland Garros em 2019 e número 42 do ranking mundial, que venceu de virada a compatriota Marie Bouzková, 32ª favorita, com parciais de 2/6, 6/4 e 6/3, em jogo que teve 2h11min de duração.
* AFP