O Brasil começou muito bem o dia em Wimbledon. Pouco depois da vitória de Luisa Stefani e da francesa Caroline Garcia sobre a canadense Leylah Fernandez e a americana Taylor Townsend, foi a vez da carioca Ingrid Gamarra Martins e a bielorrussa Lidziya Marozava derrotarem as romenas Ana Bogdan e Jaqueline Cristian por 2 a 0, com um duplo 6/4, em 1h27min de partida e se classificarem para as oitavas de final.
Campeãs do WTA 250 de Bad Homburg na Alemanha, na última semana, Ingrid e Lidziya entraram na chave principal do Grand Slam londrino de última hora. Elas precisaram de algumas desistências para ter lugar no torneio. O mesmo já havia acontecido com a brasileira de 26 anos em Roland Garros, quando ela e a também bielorrussa Iryna Shymanovich, sua parceira de treinos na Rio Tennis Academy, no Rio de Janeiro, chegaram à segunda rodada.
Em Londres, Martins e Marozava estrearam vencendo as britânicas Alicia Barnett e Olivia Nichols em sets diretos, na última sexta-feira. Neste domingo, ela conseguiram uma quebra de saque no quinto game do primeiro set, vencido em 48 minutos.
Já na segunda parcial, elas obtiveram o break em 2-1, mas logo depois foram quebradas em 2-2. Na reta final, no nono game, com ótimas devoluções voltaram a derrubar o serviço das romenas e confirmaram a vitória.
Agora, Ingrid Martins e Lidziya Marozava irã o enfrentar a parceria de Shymanovich e Oksana Kalashnikova, da Geórgia, que na primeira rodada surpreenderam as cabeças de chave número 8, as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara, atuais vice-campeãs do Aberto da Austrália. Na segunda partida, elas eliminaram a norueguesa Ulrikke Eikeri, vice-campeã de duplas mistas em Roland Garros em 2022, e a russa Alexandra Panova.