Atual campeã de Wimbledon, a cazaque Elena Rybakina confirmou o favoritismo e se classificou neste sábado (8) para as oitavas de final do Grand Slam londrino. Com um duplo 6/1, em apenas 57 minutos, ela derrotou a britânica Katie Boulter, 89ª do mundo, que disputou o torneio na condição de convidada da organização.
Com a vitória, a número três do ranking segue na busca pelo bicampeonato e agora irá enfrentar a brasileira Bia Haddad Maia, 13ª da classificação da WTA, em busca de vaga nas quartas de final. O confronto ocorrerá na próxima segunda-feira (10), em horário a ser definido.
Esta será a terceira vez que elas irão se enfrentar e o retrospecto é amplamente favorável à paulista, que venceu os dois jogos anteriores. No primeiro duelo, em fevereiro deste ano, nas quartas de final de Abu Dhabi, Bia fez 2 a 1. Já na segunda partida, pela segunda rodada de Stuttgart, a jogadora nascida em São Paulo vencia por 6/1 e 3-1, quando a cazaque abandonou a partida.
Diante de Boulter, Rybakina foi absoluta, com 20 bolas vencedoras (winners) contra sete da tenista da casa. A campeã ainda venceu 54 dos 82 pontos que foram disputados e anotou sete aces contra apenas dois.
Vice-campeã na temporada passada, a tunisiana Ons Jabeur também segue na disputa. Em jogo muito disputado, ela derrotou a canadense Bianca Andreescu por 2 a 1, parciais de 3/6, 6/3 e 6/4 e agora vai enfrentar a tcheca Petra Kvitová, bicampeã do torneio (2011 e 2014), que passou pela sérvia Natalija Stevanović por 6/3 e 7/5.
Outra classificada para as oitavas foi a americana Madison Keys. A cabeça de chave 25 bateu a ucraniana Marta Kostyuk por 6/4 e 6/1 e agora espera a vencedora do confronto entre as russas Mirra Andreeva e Anastasia Potapova.