Bia Haddad Maia, número 14 do mundo, se classificou para as semifinais do WTA 500 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, após vencer a cazaque Elena Rybakina, 10ª do ranking, nesta sexta-feira (10), por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/3 e 6/2, em 2h04min de partida.
A vitória sobre a atual campeã de Wimbledon e vice do Aberto da Austrália foi a de número 400 da carreira de Bia no circuito. O confronto foi muito equilibrado e Rybakina conquistou a única quebra de saque no primeiro set, ao marcar 4-2. Já na segunda parcial, foi a vez da brasileira conseguir um break point no sexto game e encaminhar a vitória e a igualdade no placar.
No set decisivo, a paulista abriu com uma quebra e começou a encaminhar a vitória. Um novo break em 5-2 foi a senha para o triunfo de Bia Haddad Maia, que agora irá encarar a atual campeã olímpica, a suíça Belinda Bencic, nona da classificação da WTA, que passou pela norte-americana Shelby Rogers em sets diretos, com parciais de 7/6 (5) e 6/2.
— Hoje (sexta, 10) consegui jogar um tênis agressivo e sacar muito melhor que ontem, então espero levar isso para o jogo contra a Bencic amanhã. É sempre bom dividir a quadra, em semifinais e em grandes torneios, com tenistas desse nível. Nessa fase do torneio, todo mundo está jogando bem. Vou tentar melhorar ainda mais o meu jogo e ver o que acontece amanhã — projetou a brasileira.
Com a campanha em Abu Dhabi até o momento, Bia deve ganhar duas posições no ranking mundial e chegar ao 12º lugar, o que seria o melhor resultado de sua carreira.
A outra semifinal reunirá a chinesa Zheng Qinwen, que eliminou a principal favorita, a russa Daria Kasatkina, por 6/1 e 6/2, e a também russa Liudmila Samsonova, que derrotou a compatriota Veronika Kudermetova, por duplo 6/3.