Em um grande partida, que teve 2h28min de duração, a bielorrrussa Aryna Sabalenka derrotou neste sábado (28), a russa naturalizada cazaque Elena Rybakina por 2 sets a 1, de virada, parciais de 4/6, 6/3 e 6/4 e sagrou-se campeã do Aberto da Austrália, conquistando o primeiro Grand Slam de sua carreira e seu 12º título.
Com a campanha em Melbourne, a tenista de 24 anos voltará a ocupar a segunda posição no ranking mundial da WTA, igualando a marca obtida em agosto de 2021. Já Rybakina, que tentava seu segundo Slam, após vencer em Wimbledon-2022, irá ingressar pela primeira vez na carreira no Top-10, ocupando o 10º posto.
Sabalenka chegou à decisão embalada pelo espetacular início de temporada. Em 10 jogos, incluindo a campanha do título do WTA 500 de Adelaide, ela ainda não havia perdido um set. E foi justamente em sua primeira decisão de Major, que ela acabou tendo essa invencibilidade quebrada.
No terceiro game do primeiro set, a bielorrussa não conseguiu sacar bem e viu Rybakina assumir o controle do jogo e marcar o primeiro break point. Mas Sabalenka conseguiu se recuperar aos poucos e buscou a igualdade com uma quebra no 4-4. Mas duas duplas faltas custaram à Sabalenka o game de serviço seguinte e dessa forma, a cazaque fez 5-4 e sacou para marcar 6-4 e largar am vantagem.
Em sua primeira decisão de Grand Slam, depois de ser eliminada em três semifinais, Wimbledon-21 e Aberto dos EUA 21-22, Sabalenka via o sonho do primeiro título começar a escapar. Mas a determinação para ingressar no grupo das campeãs foi maior e ela conseguiu manter o saque na abertura da segunda parcial e quebrar a rival no 3-1 e sacando muito se manteve tranquila até marcar 6/3 e forçar um terceiro set.
Com características semelhantes, de jogar na linha de base, sacando forte e distribuindo muitos winners (bolas vencedoras), Sabalenka e Rybakina disputaram um emocionante terceiro set, que teve sue ápice no sétimo game, que durou mais de sete minutos e que terminou com uma quebra de saque para a bielorrussa, que depois resistiu aos ataques da cazaque e manteve o saque.
Aryna Sabalenka chegou ao 10º game com a pressão de sacar para garantir o título em Melbourne. E depois de marcar o primeiro ponto, aproveitando um erro de Elena Rybakina, ela viu a adversária passar à frente em 15-30, mas conseguiu empatar e com um ace ter o primeiro match point, que acabou desperdiçado em uma dupla falta. Mais três chances de fechar o jogo foram perdidas em erros da bielorrussa, que ainda salvou um break point antes de finalmente acertar um winner de direita e aproveitar um erro da cazaque para vencer um longo game de 11 minutos, marcar 6/4 e comemorar a maior conquista de sua carreira.
Logo após o final do jogo, Sabalenla desabou em um choro muito forte e ao abraçar os membros de sua comissão técnica chegava a soluçar de tamanha emoção, que foi controlada para na cerimônia de premiação receber o troféu das mãos de Billie Jean King, que ao longo da carreira venceu 12 títulos de simples, 16 de duplas e 11 de duplas mistas em torneios do Grand Slam.