Aryna Sabalenka abriu a temporada garantindo seu 11º título da carreira no WTA 500 de Adelaide, na Austrália. A bielorrussa número 5 do mundo confirmou o favoritismo contra a tcheca Linda Noskova, que saiu do qualificatório. Após um 2022 sem títulos, a tenista de 24 anos volta a erguer um troféu neste início de temporada. Ela comparou sua evolução neste período sem títulos, o último havia sido em Madri, em maio de 2021.
— Creio que sou uma jogadora diferente neste momento. Talvez um pouco mais inteligente, um pouco mais calma na quadra. Um pouquinho de cada coisa mudou de lá para cá — afirmou.
Sabalenka venceu a decisão por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (4). Apesar da derrota, Noskova, número 102 do mundo, se tornou a tenista mais jovem a chegar a uma final de um evento de nível 500 ou acima do WTA desde Caroline Wozniacki em 2008. Noskova tem apenas 18 anos.
— Foi um torneio incrível. Joguei muito bem durante toda a semana. Acho que quando eu confio em mim mesma e no meu jogo, eu posso enfrentar e vencer algumas das melhores jogadoras do mundo. Isso é realmente ótimo sentimento. Mas obviamente vou ter que desenvolver meu jogo. Há muitos pontos cegos ainda e sempre há coisas para se trabalhar— disse Noskova, que irá se aproximar do top 50.
Americanas levam título nas duplas
Na final de duplas, as americanas Taylor Townsend e Asia Muhammad venceram a australiana Storm Hunter e a tcheca Katerina Siniaková por 6/2 e 7/6 (2) e conquistaram o segundo título da parceria.
Para Muhammad foi o oitavo campeonato vencido em 10 finais, enquanto para Townsend foi a segunda vitória em cinco decisões.