Santa Maria Soldiers e Porto Alegre Pumpkins estão no Gaúcho Bowl de 2023. As duas equipes mais tradicionais do futebol americano local farão a reedição da final do ano passado, que foi vencida pelo Soldiers na prorrogação.
Os dois times chegam invictos, com três vitórias em três partidas disputadas. O time de Santa Maria tem a vantagem de mais pontos anotados e menos sofridos, por isso vai sediar a final, marcada para às 14h30min do dia 28 de maio. O duelo deve ser nos Eucaliptos, o estádio do Riograndense.
As duas semifinais foram disputadas neste domingo (30). No campo do Coelhão, em Guaíba, o Pumpkins sofreu, mas conseguiu derrotar o Canoas Bulls por 34 a 20, de virada. O time da Capital chegou a ficar atrás do marcador por duas vezes, mas conseguiu conter o rival da Região Metropolitana no último quarto de jogo.
Já em Santa Maria, o Soldiers dominou o jogo do início ao fim e derrotou o Erechim Coroados por 43 a 0. Em três rodadas, o time sofreu apenas sete pontos e marcou 166. Com sete títulos gaúchos conquistados, o Soldiers vai em busca do octacampeonato, que seria também a sexta taça consecutiva.
Precursor no futebol americano no Estado, o Pumpkins foi o primeiro fundado no RS, em 2005, e é também o primeiro campeão gaúcho. Com quatro títulos conquistados, os porto-alegrenses querem quebrar a recente hegemonia do Soldiers para ganhar a quinta taça.
O campeonato, que é amador, reuniu seis equipes e mais de 300 atletas nesta edição. A final é chamada de "Gaúcho Bowl" em alusão ao Super Bowl, que é a final da NFL, a liga profissional dos Estados Unidos.