O Manchester City está a três vitórias da maior temporada de sua história. Ao golear o Real Madrid por 4 a 0 nesta quarta (17), o clube inglês garantiu um lugar na final da Champions League. Assim, o time de Pep Guardiola segue vivo para faturar sua primeira Tríplice Coroa.
Além de ter lugar garantido em Istambul para enfrentar a Inter de Milão, em 10 de junho, a equipe está na decisão da Copa da Inglaterra, disputando o título contra o Manchester United em 3 de junho, e está a uma vitória de colocar as mãos na taça da Premier League.
Será a segunda vez que o City decidirá a competição mais prestigiada do futebol europeu. Em 2021, perdeu para o Chelsea. Agora, o favoritismo será todo inglês. Apesar de eliminar com superioridade o Milan na semifinal, a Inter vive uma temporada de pouco brilho doméstico, com a classificação para buscar o tetra continental sendo considerada uma surpresa.
Para se garantir na final, o City goleou sem muita dificuldade o Real Madrid no jogo de volta. Depois do empate em 1 a 1 em Madri, em um jogo eu que esteve mais perto de perder do que de ganhar, o City dominou os 90 minutos da partida de volta, disputada na Inglaterra.
Já no primeiro tempo o destino estava selado. O português Bernardo Silva marcou duas vezes e abriu 2 a 0 antes do intervalo. A diferença não foi mais dilatada por um punhado de defesas de Courtois. Mas o goleiro belga não conseguiu evitar que a vantagem fosse ampliada. Militão, contra, e Álvarez, nos acréscimos, fecharam a contagem na etapa final.
No domingo, o time de Guardiola tem a chance de conquistar o primeiro dos três títulos possíveis. Para ser novamente campeão inglês, será preciso vencer o Chelsea, em Londres.
A temporada do Real Madrid passou a ser uma série de amistosos. O Espanhol ficou com o Barcelona e a Copa do Rei foi conquistada sobre o Osasuna.