O Corinthians confirmou, na tarde desta segunda-feira (1º), a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo para o restante da temporada. Aos 70 anos, o último trabalho de Luxemburgo como treinador havia sido no Cruzeiro, onde foi demitido em dezembro de 2021.
Está será a terceira passagem do profissional pelo clube paulista. A primeira foi em 1998, quando acabou sendo campeão do Brasileirão. No mesmo ano, foi anunciado como técnico da Seleção Brasileira, onde permaneceu até 2000. Voltou ao Corinthians em 2001, vencendo apenas o Paulistão daquele ano.
Luxemburgo chega para ocupar o cargo deixado por Cuca, que pediu demissão da equipe na última quinta-feira (27), com apenas duas partidas disputadas, motivado pelos protestos realizados por torcedores em razão do envolvimento de Cuca no estupro de uma garota de 13 anos, em 1987, na Suíça, quando atuava pelo Grêmio.
Logo depois da saída de Cuca, o Corinthians foi atrás de Tite, campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, em 2012, mas o técnico reiterou o desejo de trabalhar no Exterior. De acordo com a imprensa paulista, a segunda opção foi Mano Menezes, do Inter. No entanto, o treinador colorado não mostrou interesse na oferta.
No sábado (29), o ge.globo chegou a informar que o Corinthians havia encaminhado a chegada de Roger Machado. Contudo, após repercussão negativa nas redes sociais, voltou atrás. O contrato de Luxemburgo é válido até dezembro.