O espanhol Carlos Alcaraz, número 2 do mundo e atual campeão, avançou para mais uma final no Masters 1000 de Madrid, ao vencer nesta sexta-feira (5) nas semifinais sobre o croata Borna Ćorić(20º) por 6/4 e 6/3.
O triunfo aconteceu no dia em que o jovem murciano completou 20 anos, e pôde comemorar na Caja Mágica lotada com seus torcedores.
— A verdade é que é incrível festejar meus 20 anos com vocês, todos os anos eu comemoro aqui. Fiz 18 anos contra Rafa (Nadal), 19 ganhando uma partida incrível contra (Cameron) Norrie. Agora 20 aqui indo para a final. Todo ano é super especial — disse Alcaraz aos fãs na quadra, após a partida.
No domingo, na disputa pelo título, Alcaraz terá um adversário inesperado, o alemão Jan-Lennard Struff (65º) que derrotou o russo Aslan Karatsev (121º) por 4/6, 6/3 e 6/4.
Contra Coric, o espanhol fez um jogo sólido e soube tomar a iniciativa.
— Ele está bem fisicamente. Houve um momento em que repeti para mim mesmo que sou como um touro e que podia. Isso me ajudou. Muito feliz com o nível que mostrei ao longo do jogo, sem altos e baixos— comemorou.
Alcaraz, aluno de Juan Carlos Ferrero, ficou de fora do Aberto da Austrália no início do ano devido a uma lesão e só pôde começar a temporada em fevereiro. Na capital espanhola, luta pelo quarto título em 2023, depois dos conquistados em Buenos Aires, Indian Wells e Barcelona.
No saibro obteve nesta sexta-feira a 18ª vitória do ano em 19 partidas disputadas, um saldo promissor no momento em que faltam três semanas para o torneio de Roland Garros (de 28 de maio a 11 de junho).
Caso seja bicampeão em Madrid, Alcaraz só teria de disputar um jogo em Roma na próxima semana para voltar ao primeiro lugar do ranking mundial, superando o sérvio Novak Djokovic.
Em setembro passado, 'Carlitos' havia se tornado o número 1 mais jovem da história depois de conquistar seu primeiro título de Grand Slam, o Aberto dos EUA.
Struff segue surpreendendo
Na outra semifinal, Jan-Lennard Struff, que entrou no torneio como 'lucky loser', venceu Karatsev por 2 a 1. Na segunda rodada da fase de classificação, no dia 25 de abril, o russo havia derrotado o alemão por 6/4 e 6/2. Mas desta vez a história foi outra, após quase 2 horas e 20 minutos de jogo.
Struff já havia sido a grande surpresa nas quartas de final ao eliminar o número 5 do mundo, o grego Stefanos Tsitsipas.
O tenista alemão vem fazendo um torneio incrível em Madrid. Em junho passado havia sumido do 'Top 100' após uma lesão no pé direito e agora, aos 33 anos, terá na segunda-feira a melhor classificação no ranking da ATP de sua carreira, chegando pelo menos à 28ª colocação.
Até agora, Struff havia disputado apenas uma final de ATP, aquela que perdeu em 2021 em Munique para o georgiano Nikolaz Basilashvili.
Para Karatsev, de 28 anos, semifinalista do Aberto da Austrália de 2021, ter chegado às semifinais em Madrid significa poder se aproximar do 'Top 50' do próximo ranking da ATP.
* AFP