O alemão Jan-Lennard Struff derrotou o grego Stefanos Tsitsipas por 7/6 (5), 5/7 e 6/3, após 2h32min de partida, nesta quinta-feira (4), e se classificou para as semifinais do Masters 1000 de Madrid, na Espanha.
Esta foi a sexta partida e a terceira vitória do experiente alemão de 33 anos e 65º do ranking nos duelos com o grego. Agora, o ex-número 29 do mundo irá buscar uma vaga na decisão contra o russo Aslan Karatsev, que mais cedo eliminou o chinês Zhizhen Zhang.
O alemão terá a oportunidade de se vingar de Karatsev, que o derrotou na última rodada do qualificatório e o eliminou do torneio, onde acabaria ganhando vaga como lucky-loser (perdedor de sorte), como é chamado o jogador que não passa pelo 'qualy', mas consegue vaga após alguma desistência entre os jogadores do quadro principal, antes do início da competição.
Sem nenhum título de ATP no currículo, Struff fez uma partida apoiado em seu poderoso saque e logo na primeira parcial, após o grego contar com um set point quando o placar estava 5-4, se segurou para levar o set ao tie-break, onde levou a melhor sobre Tsitsipas.
No segundo set, o grego quebrou o saque do alemão para abrir 6-5 e fechou a parcial com seu saque para ir para o terceiro e último set. Mas na parcial decisiva, Jan-Lennard Struff voltou a se impor e garantiu a inédita classificação para um Masters, superando as quartas de final de Cincinnati em 2020 e de Monte Carlo este ano.
O resultado do alemão já iguala as campanhas do francês Lucas Pouille, em Roma-2016, e do sueco Thomas Johansson, em Toronto-2014, como jogadores 'lucky loser' que atingiram as semifinais de um Masters.
Se passar por Aslan Karatsev nas semifinais, Jan-Lennard Struff enfrentará o vencedor da outra semifinal, entre o espanhol Carlos Alcaraz, número dois do mundo, e o croata Borna Ćorić.
* AFP