O mundo do tênis tem um novo número 1. Aliás, tem o seu mais jovem número 1 da história do ranking, desde a criação em agosto de 1973.Neste domingo (11), aos 19 anos e 4 meses, o espanhol Carlos Alcaraz derrotou o norueguês Casper Ruud por 3 sets a 1, parciais de 6/4, 2/6, 7/6 (1) e 6/3, em 3h20 de partida e sagrou-se campeão do Aberto dos Estados Unidos.
A conquista de seu sexto título profissional, o primeiro de Grand Slam, atende às expectativas depositas no jogador nascido em El Palmar, na região de Murcia, e que é apontado por todos no circuito como provável sucessor de nomes como Rafael Nadal, Roger Federer e Novak Djokovic.
Treinado por Juan Carlos Ferrero, ex-número 1 do mundo e campeão de Roland Garros em 2003, Alcaraz tinha apenas 4 meses de vida quando seu técnico atingiu a posição que hoje lhe pertence.
Em Nova York, nas duas semanas de US Open, ele teve atuações brilhantes e começou atropelando seus três primeiros adversários, os argentinos Sebastián Báez e Federico Coria e o americano J.T.Brooksby, superados em três sets.
Mas a partir das oitavas de final, o novo número 1 do mundo protagonizou batalhas até chegar à decisão. Nas oitavas de final, passou pelo croata Marin Cilic, campeão em Flushing Meadows em 2014, após 3h53 de jogo. Nas quartas, venceu o italiano Jannik Sinner em 5h14, a segunda partida mais longa da história do torneio. E para mostrar toda sua força mental, eliminou Frances Tiafoe,o primeiro americano semifinalista desde 2006, mais uma vez em cinco longos sets que duraram 4 horas e 19 minutos.
Como foi o jogo final
A quadra central do Billie Jean National Tennis Center estava repleta na noite deste domingo para acompanhar a decisão do último Grand Slam do ano e a decisão de quem se tornaria o novo líder do ranking mundial, naquela que foi a mais jovem final masculina em 32 anos, desde o confronto entre os americanos Pete Sampras e Andre Agassi, em 1990.
O primeiro set começou com os dois tenistas confirmando o saque. Porém, no terceiro game, Alcaraz impôs seu ritmo e conseguiu a primeira quebra do jogo, o que seri decisivo para fechar em 6/4, depois de 49 minutos.
Na segunda parcial os dois jogadores se alternaram no saque até Ruud conseguir seu primeiro break do jogo e abrir 4 a 2. Com a vantagem, ele confirmou o serviço e com mais uma quebra fez 6/2 e deixou tudo igual no Arthur Ashe Stadium.
Mas apesar de ter vencido o set anterior, o norueguês começou perdendo o terceiro ao ser quebrado logo no game inicial. Em sua segunda final de Grand Slam, após o vice em Roland Garros, ele se recuperou e devolveu a quebra para empatar em 2 a 2. Depois, Alcaraz e Ruud confirmaram os seus saques e foram para o tie-break, onde o espanhol foi dominante e fez impiedosos 7 a 1.
Soberano no jogo, Carlos Alcaraz dominou o quarto set e conseguiu a quebra no 4 a 2. Depois, manteve o saque e ficou a um game do título inédito. Com 5 a 2, o espanhol sacou fez 30/0, errou um smash, mas manteve a tranquilidade fez um ace, desperdiçou o primeiro match point ao errar um voleio, mas com um novo ace assegurou o título e iniciou a festa espanhola nos Estados Unidos e um novo reinado no tênis.