O jovem tenista espanhol Carlos Alcaraz, número quatro do ranking mundial, venceu o argentino Federico Coria em três sets nesta quinta-feira (1) e avançou para a terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos.
Alcaraz teve uma atuação implacável contra Coria, número 78 do ranking da ATP, para vencê-lo por 6/2, 6/1 e 7/5 na quadra central de Flushing Meadows.
O espanhol de 19 anos exibiu o seu habitual jogo ofensivo, com 41 winners (bolas vencedoras), diante de um Coria que naufragou com o seu serviço sem conseguir um único ace.
Alcaraz, que já derrotou outro argentino, Sebastián Baez, em sua estreia, obteve sua 46ª vitória do ano. Apenas o grego Stefanos Tsitsipas, já eliminado em Nova Iorque, alcançou esse número de jogos vencidos em 2022.
— Foi um grande ano para mim, mas ainda não acabou. Tenho que olhar para frente, continuar sendo a mesma pessoa, o mesmo jogador e seguir em frente — garantiu Alcaraz, que nesta temporada conquistou seus dois primeiros títulos de Masters 1000 (Miami e Madrid).
Em Flushing Meadows, Alcaraz tem a oportunidade não apenas de conquistar seu primeiro título de Grand Slam, mas de se tornar o número 1 do mundo mais jovem da história.
Seu adversário na próxima fase em que será decidida uma vaga nas oitavas de final será outra das grandes promessas do circuito, o americano Jenson Brooksby, que eliminou o croata Borna Coric, vencedor no mês passado do Masters 1000 de Cincinnati.
* AFP