Na maior surpresa da primeira rodada do Aberto dos Estados Unidos, o colombiano Daniel Galán eliminou o grego Stefanos Tsitsipas, quarto cabeça de chave do Grand Slam de Nova York, na noite desta segunda-feira.
Galán, número 94 do ranking da ATP e vindo do qualifying, conseguiu a maior vitória de sua carreira ao bater Tsitsipas (5) com parciais de 6/0, 6/1, 3/6 e 7/5 em um duelo em que começou com 11 games vencidos de forma consecutiva e terminou com seu nono match point.
— Estou muito orgulhoso. Nos preparamos a vida toda para jogar em quadras e contra adversários como esses. Estou feliz por jogar aqui — disse Galán, agradecendo o apoio do público.
O colombiano, sem títulos ou finais em torneios ATP em seu currículo, deu a Tsitsipas outra decepção em Nova Iorque após sua eliminação no ano passado na terceira fase contra o então desconhecido Carlos Alcaraz.
O confronto entre Galán e Tsitsipas aconteceu na quadra Louis Armstrong, a segunda maior de Flushing Meadows, paralelamente à partida da lendária Serena Williams contra a montenegrina Danka Kovinic na quadra central Arthur Ashe.
Enquanto o público da Arthur Ashe comemorava o triunfo de Serena, o da quadra Louis Armstrong assistia com espanto quando Galán começou vencendo os 11 primeiros games contra Tsitsipas, um dos candidatos ao título, com uma vantagem estrondosa de 6 a 0 e 5 a 0.
O grego, vencedor de dois torneios Masters 1000, foi atendido várias vezes durante a partida devido a problemas no braço direito e esboçou uma reação no terceiro set que não foi suficiente para vencer o colombiano.
— Quando ele começou a jogar melhor, eu mesmo fiquei mais nervoso. Mas consegui recuperar a compostura e, apesar de ter perdido o terceiro set, senti que estava jogando cada vez melhor —reconheceu Galán.
Galán, de 26 anos, enfrentará na segunda rodada o australiano Jordan Thompson, número 102 da ATP, que também surpreendeu o italiano Lorenzo Sonego (63) vencendo um duelo de cinco sets (2/6, 1/6, 6/2, 6/4 e 6/4)
* AFP