A espanhola Garbiñe Muguruza garantiu sua classificação para a terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos nesta quinta-feira (1), enquanto a compatriota Paula Badosa foi mais uma vez eliminada no Grand Slam de Nova Iorque.
Muguruza, número 10 do ranking mundial, recuperou a solidez para vencer a adolescente tcheca Linda Fruhvirtová (167ª) por 6/0 e 6/4 na quadra Louis Armstrong, a segunda maior em Flushing Meadows.
A ex-líder da classificação da WTA, que sofreu com problemas de confiança nesta temporada decepcionante, mostrou coragem para superar uma desvantagem de 1/4 e 0/40 no segundo set.
A tenista nascida em Caracas cerrou os dentes e quebrou o saque da adversária de 17 anos duas vezes, até garantir a vitória sem perder outro game.
— Foi um momento difícil, eu só pensei que nunca se sabe o que pode acontecer e se eu perdesse (o set) que fosse por pouco — explicou depois do jogo.
Campeã de Roland Garros em 2016 e Wimbledon em 2017, o Aberto dos EUA é o único Grand Slam em que Muguruza não conseguiu chegar à final e seu melhor resultado foi as oitavas de final em 2021.
—Me sinto bem aqui. É um Grand Slam que disputo há 10 anos, mas que me escapa. Mas estou muito feliz por jogar aqui—frisou.
A espanhola de 28 anos reacendeu sua carreira em 2021 ao conquistar três troféus, incluindo o WTA Finals de fim de temporada. Este ano, porém, ela não havia passado de uma segunda rodada nos grandes torneios e nem conquistado títulos.
Sua próxima adversária será a tcheca Petra Kvitova, de 32 anos e vice-campeã este mês no torneio WTA 1000 de Cincinnati, que sequer precisou entrar em quadra. Sua rival, a ucraniana Anhelina Kalinina sentiu uma lesão e desistiu do torneio.
Badosa cai para croata
A espanhola Paula Badosa, quarta cabeça de chave, foi eliminada nesta quinta-feira na segunda rodada do Aberto dos Estados Unidos pela croata Petra Martic.
Badosa, quarta colocada no ranking, deixou escapar uma vantagem de um set a seu favor e acabou perdendo para Martic (54ª) com parciais de 6/7 (5), 6/1 e 6/2.
No set decisivo, a espanhola definhou depois de mandar um backhand acessível para a rede quando teve uma chance de quebra no segundo game. No seguinte foi Martic quem quebrou o saque, levando uma vantagem já irrecuperável para Badosa.
A espanhola, que fechou um ano decepcionante nos torneios do Grand Slam, já havia evitado por pouco a eliminação em sua estreia contra a ucraniana Lesia Tsurenko, 87ª do mundo.
Martic vai enfrentar a bielorrussa Victoria Azarenka que mais cedo venceu a ucraniana Marta Kostyuk em dois sets e se classificou para a terceira rodada.
Azarenka, de 33 anos, venceu Kostyuk, de 20, com parciais de 6/2 e 6/3 na quadra 17 em uma partida em que sempre manteve o domínio.
Resultados do Aberto dos Estados Unidos desta quinta-feira:
2ª rodada (simples feminino):
Iga Swiatek (POL/1) x Sloane Stephens (EUA) 6/3, 6/2
Lauren Davis (EUA) x Ekaterina Alexandrova (RUS/28) 0/6, 6/4, 7/6 (10/5)
Jule Niemeier (ALE) x Yulia Putintseva (CAZ) 6/4, 6/3
Zheng Qinwen (CHN) x Anastasia Potapova (RUS) 7/6 (4), 7/6 (3)
Garbiñe Muguruza (ESP/N.9) x Linda Fruhvirtová (CZE) 6-0, 6-4
Petra Kvitova (CZE/21) x Anhelina Kalinina (UCR) (abandonou)
Yuan Yue (CHN) x Irina-Camelia Begu (ROM) 6/3, 7/6 (6)
Jessica Pegula (EUA/8) x Aliaksandra Sasnovich (BLR) 6/4, 6/4
Petra Martic (CRO) x Paula Badosa (ESP/4) 6/7 (5), 6/1, 6/2
Victoria Azarenka (BLR/26) x Marta Kostyuk (UCR) 6/2, 6/3
Karolína Plísková (CZE/22) x Marie Bouzková (CZE) 6/3, 6/2
Belinda Bencic (SUI/13) x Sorana Cirstea (ROM) 3/6, 7/5, 6/2
Alizé Cornet (FRA) x Katerina Siniaková (CZE) 6/1, 1/6, 6/3
* AFP