A polonesa Iga Świątek, número 1 do mundo, confirmou seu favoritismo e nesta quinta-feira (4) derrotou a russa Veronika Kudermetova por 2 a 0, com um duplo 6/1, em apenas 1h18min de partida e está classificada para a decisão do WTA 1000 de Madrid, na Espanha. Agora, em busca do título, ela irá enfrentar a bielorrussa Aryna Sabelenka, segunda colocada no ranking, que mais cedo eliminou a grega Maria Sakkari.
Este será o oitavo duelo entre as tenistas e a vantagem é de Świątek com cinco vitórias e duas derrotas. Detalhe: a polonesa venceu os três jogos no saibro, piso da decisão na capital espanhola.
Świątek não deu chances para Kudermetova e manteve o domínio registrado nos confrontos anteriores entre elas, quando obteve três vitórias, venceu os seis sets disputados e perdeu somente oito games.
Na primeira parcial, a número 1 do mundo conseguiu duas quebras, a primeira para marcar 2-0 e a segunda para se adiantar em 5-1. Logo depois, ela manteve o serviço e fez 1 a 0 no marcador.
Já no segundo set, Kudermetova abriu confirmando o saque. Este foi o único momento em que ela apareceu liderança o placar. Logo depois, Swiatek manteve o serviço e engrenou uma sequência de seis games vencidos, com três quebras de saque, até marcar novo 6-1 e garantir a vaga.