O primeiro dia de Aberto Paralímpico de tênis de mesa foi repleto de compromissos para os atletas brasileiros. Após os jogos da fase de grupos e os primeiros confrontos da fase eliminatória, quatro deles seguem vivos na disputa por medalhas na Espanha: Thais Severo, Joyce Oliveira, Israel Stroh e Bruna Alexandre.
A equipe brasileira já tem pelo menos três lugares confirmados no pódio. Thais Severo, Joyce Oliveira e Israel Stroh avançaram para as semifinais de suas classes e já têm medalha garantida no evento.
Na sexta-feira (10), às 6h20min, Thais busca uma vaga na final do torneio pela classe 1-3, contra a italiana Giada Rossi. Israel joga no mesmo horário a semi da classe 7 contra Yannic Paredis, da Holanda. Enquanto Joyce enfrenta Bhavida Patel, da Índia, pela classe 4-5, às 5h40min.
Bruna Alexandre é outra brasileira que segue na disputa por medalha no torneio. A maior medalhista paralímpica do tênis de mesa brasileiro venceu suas duas partidas pela fase de grupos. Nesta sexta, ela entra na mesa mais duas vezes pra definir a classificação para a próxima fase.
Oito brasileiros se despedem da disputa individual
Na classe 2, os medalhistas paralímpicos Guilherme Costa e Iranildo Espindola pararam nas quartas de final. Guilherme foi eliminado após derrota por 3 a 1 para Soo Yang Cha, da Coreia do Sul, enquanto Iranildo parou em Fabien Lamirault, da França, também por 3 a 1. Na classe 3, Fábio Silva avançou até as oitavas de final, quando foi superado pelo tcheco Petr Svatos, por 3 a 0.
Paulo Salmin, que conquistou duas medalhas no último mundial paralímpico, caiu nas quartas de final da classe 7 para o alemão Bjorn Schnake, em derrota por 3 a 2. Paulo Henrique Fonseca também parou na mesma fase: 3 a 2 para Yannic Paredis, da Holanda.
Quem também se despediu do torneio nas quartas de final foi Sophia Kelmer. A carioca da classe 8 foi superada pela holandesa Frederique Van Hoof, por 3 a 1. Thiago Gomes, da classe 11, foi derrotado na mesma fase pelo japonês Koua Takemori, por 3 a 0. Marliane Santos não conquistou a pontuação necessária e se despediu da disputa ainda na fase de grupos da classe 1-3.