Porto Alegre receberá uma campeã mundial de skate nas próximas semanas. Rayssa Leal, vencedora do título em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, no começo de fevereiro, estará na Capital para a disputa do STU National. Essa será a primeira vez da "Fadinha" na pista da cidade gaúcha. No ano passado, para o mesmo campeonato, Rayssa desistiu da competição dias antes do início da disputa, priorizando o descanso para outros campeonatos. As provas, entre o dia 16 e 19 de março, acontecerão na maior pista da América Latina, construída às margens do Guaíba.
Rayssa deve desembarcar em Porto Alegre no meio da próxima semana. Ela esteve um período em Paris, para a semana de moda da capital francesa, viajou para a Dinamarca e voltará ao Brasil nos próximos dias. Chega por São Paulo e faz conexão para Porto Alegre. A skatista será uma das grandes estrelas do evento na capital gaúcha.
Em entrevista recente para os veículos do Grupo RBS, a jovem confidenciou a vontade de andar na pista da Orla:
— Espero um dia andar na pista de Porto Alegre. Sei que tem muitos obstáculos altos, que é boa para treinar e eu quero ir lá, quem sabe não treine na preparação para Paris.
Atual campeã da Liga Mundial (SLS), Rayssa ainda tem uma medalha olímpica de prata nos Jogos de Tóquio. A conquista do Mundial em fevereiro garantiu à maranhense 80 mil pontos no ranking que vai definir as classificadas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Na primeira etapa, na semana passada, em Criciúma, sem Rayssa, a bicampeã mundial Pâmela Rosa levou a melhor no street e saiu na frente na disputa.
Como se não bastasse a beleza e o charme de ficar na orla do Guaíba, a pista tem o diferencial de trazer em sua arquitetura vários elementos urbanos importantes da cidade, uma alusão a três picos de rua que fazem parte da história do esporte em Porto Alegre: o corrimão da Câmara Municipal, os bancos do calçadão de Ipanema e a ponte em curva da Praça Itália.