Porto Alegre receberia neste final de semana uma das maiores estrelas do skate mundial. Rayssa Leal viria à Capital para o STU National, a segunda etapa do circuito brasileiro de skate, que pela primeira vez será realizado na capital gaúcha. A medalhista de prata na Olimpíada de Tóquio, no entanto, anunciou na última segunda-feira (23), que não virá disputar a competição em solo gaúcho.
A decisão, conforme nota divulgada pela assessoria de imprensa da atleta, foi tomada em conjunto pela equipe e pelos pais da atleta. Eles entendem que depois da etapa dos X-Games em Chiba, no Japão, que aconteceu em abril, e o período de treinos intensos em Los Angeles, nos Estados Unidos, no mês seguinte, ela ainda não teve tempo para se recuperar.
Então, tomará os próximos dias para descansar, visando a etapa qualificatória para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 que acontecerá em Roma, na Itália, e os demais campeonatos que acontecerão nas semanas seguintes. Conforme apurado pela reportagem de GZH, a decisão pegou a organização do evento de surpresa, que lamentou a ausência de Rayssa em Porto Alegre.
As provas, entre o dia 27 e 29 de maio, acontecerão na maior pista da América Latina, construída às margens do Guaíba. O evento, inclusive, faz parte dos festejos dos 250 anos da cidade, comemorados em 2022.
Como se não bastasse a beleza e o charme de ficar na orla do Guaíba, a pista tem o diferencial de trazer em sua arquitetura vários elementos urbanos importantes da cidade, uma alusão a três picos de rua que fazem parte da história do esporte em Porto Alegre: o corrimão da Câmara Municipal, os bancos do calçadão de Ipanema e a ponte em curva da Praça Itália.
Outros grandes nomes do skate brasileiro estarão em Porto Alegre, como Lucas Rabelo, Raicca Ventura e Luiz Francisco, o Luizinho. Além de outros atletas que representaram o Brasil em Tóquio, na estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos, como Pedro Barros, Isadora Pacheco, Yndiara Asp, Dora Varella e Pedro Quintas.