A etapa de abertura do STU National 2023, o circuito brasileiro de skate street, foi finalizada neste domingo (26), no Criciúma Skate Park, e teve como vencedores os paulistas Ismael Henrique e Pâmela Rosa.
O primeiro pódio do evento foi o feminino, com a bicampeã mundial Pâmela Rosa levando o título em sua última volta, depois de ter Gabi Mazetto na liderança desde o começo da final, na qual cada skatista tem direito a três voltas de 45 segundos, mais uma Bomb Trick no encerramento de cada uma delas, manobra que vale 20% da pontuação da volta.
Gabi fez 61,11 e ficou na liderança até a última rodada, seguida pela gaúcha de Gravataí, Ariadne Souza, que fez 50,06. Mesmo após errar nas duas primeiras tentativa, Pâmela não se abateu, fez valer a experiência, marcou um 63,10 na última volta e garantiu o título.
— Minha mãe e meu pai vão querer me bater! Assim, vou acabar matando eles do coração! Sempre falo, acho que isso está dentro de mim: quanto mais pressão, melhor, me deixa mais calma. Se está tudo quieto, não gosto, acabo errando tudo. Sou são-paulina, né?! Então, explica tudo. Na última volta, saiu tudo naturalmente. Andei de skate na maior leveza, estou muito cansada, porque a pista é longa, o formato é diferente, mas estou muito feliz e é bem gratificante estar aqui em Criciúma — disse Pâmela, que comemorou a vitória com uma camisa do Criciúma nas mãos, para homenagear a cidade.
Campeã do Mundial de Skate Street no começo do mês de fevereiro, Rayssa Leal não participou da etapa de Criciúma por conta das comemorações do seu aniversário de 15 anos.
Já entre os homens o vencedor foi Ismael Henrique, que também garantiu o título na última volta, o que pareceu apenas um detalhe, já que por pouco ele não ficou fora da competição, após o ônibus em que viajaria de São Paulo para o sul catarinense atrasar, o que o deixaria afastado das eliminatórias disputadas na quinta-feira. Contudo, a organização do STU National o realocou para a última bateria e, dessa forma, ele pôde competir.
Na final, Ismael conquistou 70,56, em sua última apresentação e teve que esperar o até então líder Vini Costa ir à pista e chegar a 68,65, nota insuficiente para ficar com o título. A terceira colocação foi de Giovanni Vianna.
— Nessa noite (sábado), estava cansado, morrendo de sono, por estar disputando a etapa desde quinta-feira, praticamente não dormi direito, porque a ansiedade foi lá em cima, muita pressão. Tive que me controlar e respirar fundo. Levantava, assistia TV, montei skate, desmontei, colei adesivo... Nesse tempo acordado, aproveitei para pensar nessa linha, que eu achava ser aquilo que precisava para chegar ao pódio e até conquistar o primeiro lugar. Deus abençoou, deu tudo certo e estou feliz demais — contou o campeão em Criciúma.
Confira os resultados finais do STU National de Criciúma:
Feminino -
1 – Pâmela Rosa (SP)– 63,10
2 – Gabi Mazetto (SP) – 61,11
3 – Ariadne Souza (RS) – 50,06
4 – Giovana Dias (SP) – 49,80
5 – Kemily Suiara (DF) – 49,69
6 – Duda Oliveira (RJ) – 49,29
7 – Daniela Vitória (AM) – 47,24
8 – Maria Almeida (PR) – 34,28
Masculino -
1 – Ismael Henrique (SP) – 70,56
2 – Vinícius Costa (CE) – 68,65
3 – Giovanni Vianna (SP) – 61,19
4 – Gabryel Aguilar (SP) – 60,51
5 – Lucas Rabelo (CE) – 56,34
6 – Júlio Zanotti (SP) – 50,99
7 – João Lucas Alves (RS) – 48,48
8 – Sérgio André (SP) – 48,00