A instabilidade que atingiu o Rio Grande do Sul no sábado (25) e causou transtornos em parte do Vale do Rio Pardo trouxe problemas para a cidade de Santa Cruz do Sul, onde o aguaceiro acompanhado de vento forte provocou estragos em diversos pontos da cidade. Algumas regiões do município ficaram sem luz e houve registro de destelhamento de casas e prédios públicos e do pavilhão do Estádio dos Plátanos, além de queda de árvores. De acordo com o Portal GAZ, foram registrados 26,6 milímetros de chuva e rajadas de vento atingiram 71,6 km/h, por volta das 15h45min.
Sede dos jogos da seleção brasileira de basquete masculino pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, a cidade teve o Ginásio Poliesportivo Arno Frantz afetado pelo temporal do meio da tarde passada. Após a tempestade, funcionários secaram e limparam a quadra a tempo do time de Gustavo De Conti treinar no começo da noite. Classificados, os americanos haviam treinado pela manhã.
O hotel que recebe as duas delegações ficou sem luz por algumas horas, o que afetou a rotina das delegações. O restabelecimento da energia ocorreu por volta da meia-noite.
— O ginásio ficou 100% ontem mesmo. O Brasil ainda treinou e está trabalhando na manhã deste domingo, assim como os Estados Unidos — destaca Diego Puntel, diretor do União Corinthians, clube que disputa o NBB e que utiliza o ginásio.
Por conta da semana de jogos, a cidade foi decorada com imensas bolas de basquete em pontos turísticos e estratégicos do município. Uma delas, que fica nas proximidades do ginásio, foi carregada pelo vento e só parou em um dos portões do Parque da Oktoberfest, que fica ao lado do Poliesportivo.
Brasil e Estados Unidos jogam neste domingo (26), às 21h10min, pela última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de basquete. Se vencer, a seleção brasileira estará classificada. Em caso de derrota, estará eliminada.