O Brasil teve ótimo desempenho na abertura do Open Pan-Americano de judô de Córdoba, na Argentina. Neste sábado (5), foram conquistadas três medalhas de ouro pelos judocas do país no evento que oferece 200 pontos aos campeões, no ranking continental, que será um dos fatores determinantes para a conquista da vaga para os Jogos Pan-Americanos de 2023, já que apenas os nove primeiros posicionados ficam elegíveis.
Campeã mundial do leve (57kg), Rafaela Silva (Flamengo) precisou de três combates para ficar com a medalha de ouro, todos contra argentinas. Na estreia, ela superou Jorgelina Macchianello e já se classificou para semifinal contra Rocio Leguizamón. Na decisão, a campeã olímpica nos Jogos Rio-2016 derrotou Brisa Gómez.
Bronze no último Mundial no leve (73kg), Daniel Cargnin (Sogipa) confirmou o favoritismo e com três triunfos subiu no lugar mais alto do pódio. Em seu primeiro combate, ele venceu o chileno Felipe Pérez. Na semifinal, passou pelo argentino Tomás Sosa e na decisão superou Matteo Etchechury, também da Argentina.
A terceira medalha dourada do Brasil veio no peso ligeiro (60kg). Michel Augusto (Sesi-SP) precisou de apenas duas lutas. Cabeça de chave número 1, ele estreou diretamente na semifinal diante do argentino Tomás Couto e na final bateu o chileno Lucas Fernández.
Mais seis brasileiros ainda disputarão medalhas no domingo (6), quando a competição será encerrada.