A cada conquista de um grande nome do esporte brasileiro se fala em investir e aproveitar o exemplo, a inspiração que Mayra Aguiar, Alison dos Santos, Rayssa Leal ou Rebeca Andrade possam gerar. Da mesma forma que se projetava com Gustavo Kuerten, Joaquim Cruz, Daiane dos Santos e Maurren Maggi.
Mas além destes aspectos, deve-se levar em conta projetos que tem esse objetivo de inspirar pelo exemplo de campeões, mas não apenas visando o alto rendimento. Até porque nem todo menino ou menina que participa de um projeto esportivo social, irá atingir o topo da pirâmide.
E o que se espera então destes projetos? Que por exemplo eles ajudem na formação e conscientização social. E é isso que faz o ex-judoca Flávio Canto, responsável pelo Instituto Reação, no Rio de Janeiro. E neste sábado (5), ele estará em Porto Alegre para o lançamento da Cicclo, escola de judô que terá sede no Parque Esportivo da PUCRS. O evento de inauguração contará com um bate-papo sobre trajetória olímpica e aula experimental de judô. A programação é gratuita, aberta ao público e ocorre a partir das 10h, na quadra poliesportiva (4º andar) do Parque Esportivo da PUCRS (prédio 81 do Campus da Universidade).
O bate-papo com Flávio também contará com a presença do judoca Alex Pombo, bicampeão do Campeonato Pan-Americano. Na conversa, os atletas falarão sobre o impacto do judô no desenvolvimento de adolescentes e adultos. Também haverá espaço para o público tirar dúvidas.
Flávio Canto foi medalhista de bronze na categoria até 81kg nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 e conquistou três medalhas nos Jogos Pan-Americanos, ouro em Santo Domingo-2003, prata em Winnipeg-1999 e bronze em Mar Del Plata-1995. Ele se despediu dos tatames em 2012.
Alex Pombo conquistou a medalha de ouro nos Campeonatos Pan-Americanos de 2014 em Guyaquil e 2015 em Edmonton. Atualmente, ele é atleta da Sogipa.
O Instituto Reação foi criado por Flávio e seu técnico Geraldo Bernardes em 2003. No trabalho com mais de 2,5 mil crianças, adolescentes e jovens é aplicada a metodologia de valores “O Cicclo”, que busca despertar o potencial dos seus alunos e famílias, visando superar desigualdades sociais. Atletas do Reação já conquistaram mais de 2 mil medalhas.
A Cicclo é uma plataforma de esporte e educação que visa formar crianças e jovens no esporte e para a vida, baseada em três pilares: formação esportiva e corporal, responsabilidade social e valores do esporte. A escola traz na sua metodologia a transformação no esporte através dos princípios da construção, conquista e compartilhamento, valores inspirados do judô.