Sucesso de participação e realização em 2021, os Jogos Escolares Brasileiros (JEB's) voltam a ser realizados neste ano, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. O evento, que chegou a ficar 17 anos sem acontecer, iniciou na última segunda-feira (31) e segue até 15 de novembro. Dentre os quase seis mil atletas de 12 a 14 anos, Caxias do Sul terá seis representantes.
O Colégio Murialdo, tradicional no cenário esportivo estudantil, terá cinco alunos participando dos Jogos, em duas modalidades. No judô, que já teve as primeiras disputas, os representantes são Pietro Maculan Forattini Pelizer e Manuela Forquim Cetolin, 14 anos. Ambos conquistaram medalhas na última quinta-feira (3). Pietro foi vice-campeão na Divisão Ouro, enquanto Manuela foi vice na Divisão Bronze.
Já no badminton, a equipe estará presente com os estudantes Guilherme Boeira Andreis, Kaio Moreira e Laura Aver Chiele, 14 anos. Os atletas viajam na próxima terça-feira (8) e serão acompanhados pelo técnico Noeslem Lima, professor da instituição de ensino caxiense e do Recreio da Juventude.
— As expectativas são boas porque os JEB's são de 12 a 14 anos, é uma competição de nível muito bom e nós do badminton temos duas meninas que estão no top 5 do Brasil na categoria sub-15, que vão fazer bons jogos. Também temos o Caio e o Guilherme que estão bem ranqueados, entre os 10 do Brasil. Voltamos aos Jogos depois de quatro anos. Vamos tentar representar a nossa escola e o nosso clube, e queremos fazer o melhor para buscar novamente a medalha, já que, no ano passado, trouxemos a terceira colocação nas duplas — destaca Lima.
Caxias do Sul também estará representada no tênis de mesa. Davi Rigon Manthey, 13 anos, estudante do Colégio La Salle Carmo e atleta da Academia de Tênis de Mesa ACP, disputará seu segundo JEB's.
— No ano passado, tive uma boa experiência. Como era a minha primeira vez, foi bem bom. Joguei contra atletas de altíssimo nível e acabei sendo eliminado, mas para esta edição eu treinei bastante. Treino cinco dias por semana e vou tentar dar o meu melhor para representar o Rio Grande do Sul.
Davi é esperança de medalha e suas conquistas recentes alimentam tais expectativas. No ano passado, ele foi Campeão Gaúcho Mirim e Atleta Reveleção. Já em 2022, ocupa a 11ª colocação do ranking mirim e acumula o título escolar de Caxias do Sul, do Campeonato Estudantil do RS (CERGS) e, novamente, do Estadual Mirim, onde é bicampeão.
O jovem atleta viaja ao Rio de Janeiro neste sábado (5), e compete de domingo a terça (8). No JEB's, Davi participará das disputas individuais e de duplas, ao lado de Rafael Mikolaski Belusso, de Bento Gonçalves.
*Com a supervisão de Maurício Reolon