A caxiense Amanda de Oliveira Pinheiro, de 12 anos e atleta do Recreio da Juventude/Murialdo, conquistou a medalha de prata nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), neste último final de semana, no Rio de Janeiro. Nas duplas femininas do badminton, a competidora foi vice-campeã junto com Eduarda Prates, de Porto Alegre.
— Tivemos um resultado bastante satisfatório, porque a Amanda vinha numa crescente muito boa. Ela fez uma grande seletiva para os JEB’s, além de ter feito um campeonato muito forte em Joaçaba, onde venceu todas as partidas. Além disso, a Amanda estava treinando intensamente, e a expectativa era de que ela chegasse nas finais das duplas femininas porque o time com a Eduarda era muito forte. O resultado das meninas mantém a escrita dos últimos quatro anos, em que o badminton de Caxias do Sul medalhou em todos os Jogos Escolares, desde que começou a participar — comenta Noeslem Lima, treinador da atleta no Recreio da Juventude/Murialdo.
O professor ainda ressalta o comprometimento de toda a equipe do badminton, que manteve o empenho nos treinamentos, cumprindo todas as normas sanitárias para a prevenção da Covid-19.
— O badminton foi um dos primeiros esportes a voltar no Brasil, seguindo os protocolos. Então, mesmo em pandemia, o grupo continuou treinando firme. Foi a primeira competição escolar em nível nacional que participamos, e já conseguimos um resultado desses. É importante destacar a força de vontade de todo o grupo do badminton, que fica representada na medalha da Amanda. É um grupo que treina muito — completa Noeslem.
Amanda iniciou a prática do esporte aos nove anos, no projeto Centro de Formação em Badminton (CFEB), atual Recreio da Juventude/Murialdo. A atleta era esperança de medalha porque, segundo Noeslem, é uma das melhores do Sul do país na sua idade.