A seleção brasileira masculina de vôlei venceu o Catar 3 sets 0, nesta terça-feira (30), parciais de 25/13, 25/23 e 25/, em 1h5 de partida disputada em Ljubljana, na Eslovênia, e encerrou a fase classificatória do Campeonato Mundial na liderança do Grupo B.
Com oito pontos, o Brasil agora aguarda em que posição ficará no ranqueamento dos 16 classificados para saber contra quem irá cruzar nas oitavas de final. A definição só deverá ocorrer na quarta-feira, quando esta etapa da competição será encerrada. A tendência é que o time brasileiro termine em quinto e enfrente e o 12 ° colocado, no dia 5 de setembro, mais uma vez na capital eslovena.
Mesmo com a vaga garantida por antecipação, o técnico Renan Dal Zotto optou começar o jogo com sua equipe titular: os ponteiros Lucarelli e Leal, o oposto Wallace, os centrais Lucão e Flávio, o levantador Fernando Cachopa e o líbero Thales.
Com um ace de Lucão, o Brasil abriu o placar e em uma diagonal de Leal ampliou a vantagem para 8-6. A distância foi crescendo e Wallace fez 12-6 ao explorar o bloqueio catari e 16-7 numa bola de fundo. Com um ataque de Leal, a seleção fechou a primeira parcial em 25-13, após 20 minutos.
O começo do segundo set seguiu com a equipe brasileira liderando e Flávio marcando 6-3. Num erro de passe de Nikola Vasic, o marcador chegou a 10-8 e num meio-fundo de Leal, a diferença foi para cinco (14-9).
Mas a partir desse momento, o Catar impôs uma reação improvável e marcou cinco pontos seguidos para empatar em 14-14. Numa bola de meio, Lucão recolocou o Brasil na liderança, mas a dificuldade seguiu e num erro de Leal, os comandados do argentino Camilo Soto passaram à frente (20-19). A virada brasileira veio num erro de posicionamento do time rival. Lucarelli fez 24-23 em ataque na saída de rede e num erro de Belal, os brasileiros respiraram aliviados e fizeram 25-23.
Com a distância de dois sets, Renan Dal Zotto se deu ao luxo de colocar alguns reservas em quadra. Bruninho, Darlan, Felipe Roque, Leandro Aracaju e Adriano foram utilizados aos poucos e em nova parcial equilibrada, o Brasil fez 25-23 e assegurou os 100% de aproveitamento na competição, já que nas rodadas anteriores havia vencido Cuba, por 3 a 2, e o Japão, por 3 a 0.
O maior pontuador da partida foi Oughlaf. O oposto marroquino, que se naturalizou catari marcou 11 pontos, um a mais que o central brasileiro Flávio e seu compatriota Belal. O ponta brasileiro Renan Ribeiro, que defende o Catar marcou nove, assim como Leal e Lucarelli.