A seleção brasileira masculina de vôlei conquistou uma importante vitória, neste domingo (28), ao marcar 3 sets 0 sobre o Japão, parciais de 25/21, 25/18 e 25/16, em 1h5 de partida disputada em Ljubljana, na Eslovênia.
Com o resultado, o Brasil soma cinco pontos, está na liderança do Grupo B e já tem vaga nas oitavas de final. Cuba, que mais cedo superou o Catar por 3 a 1 (25/21, 25/21, 22/25 e 25/19) tem quatro e está em segundo. Os japoneses tem três e os cataris ainda não pontuaram.
Agora, o time comandado por Renan Dal Zotto encerrará a fase classificatória contra o Catar, na próxima terça-feira (30), às 6h (de Brasília), mais uma vez na capital eslovena. Uma nova vitória será importante para garantir um melhor posicionamento entre os 16 classificados para as oitavas.
Leal decide e Brasil vira primeiro set
Depois de sofrer na estreia contra Cuba, quando venceu por 3 a 2, Renan fez uma alteração importante na escalação inicial. Ele trocou seu levantador titular e manteve o gaúcho Fernando Cachopa, que entrou no terceiro set contra os cubanos, na vaga do capitão Bruninho. Os demais escalados foram Lucarelli, Lucão, Wallace, Yoandy Leal, Flávio e o líbero Thales.
Mas o começo da partida assustou. Com seu principal jogador sacando, o oposto Nishida, o Japão abriu 3 a 0. Mas em dia inspirado, Leal devolveu na mesma moeda e o Brasil chegou ao empate em 5/5. Porém, os japoneses seguiram firmes em quadra e voltaram a liderar por quatro (16/12), após um erro de Flávio.
A partir daí, Leal assumiu o protagonismo e num contra-ataque voltou a empatar o jogo em 18/18. Com duas diagonais seguidas, uma na entrada e outra na saída de rede, o cubano naturalizado brasileiro virou o placar para 23/20 e fechou o set (25/21) com um ataque na entrada da rede. Foi seu nono ponto na parcial.
Tranquilo, Brasil encaminha vitória por 3 a 0
No segundo set, a seleção brasileira começou dominante , fez 2/0 e ampliou para 5/1 com bloqueio de Lucão. Lucarelli aproveitou uma bola de xeque e fez 10/6. Sem dificuldades, Lucão marcou 16/10 em uma chutada de meio. Os japoneses tentaram reagir e encostaram em 16/13 em ataque de Ishikawa. A reação nipônica parou por aí e com o oposto reserva Darlan no saque, o Brasil fez 21/15 e fechou em 25/18, após erro de Ishida.
A seleção japonesa, dirigida pelo francês Philippe Blain ainda tentou assustar no começo do terceiro set e liderou em 4/1. Mas com bom saque e jogadas rápidas, o Brasil empatou em 5/5, com bloqueio de Leal sobre Nishida.
Com seu principal jogador muito marcado, o Japão foi completamente dominado e numa bola de meio-fundo, Leal fez 8/6. Na sequência, Lucarelli voou para marcar 14/9. A vantagem foi aumentando até Darlan voltar à quadra para sacar e fazer 22/13. O ponto final veio com Lucão, em uma bola pelo meio.
Com 17 pontos, 13 de ataque, dois de bloqueio e dois de saque, Leal foi o maior pontuador do jogo. Wallace marcou 13 e Lucarelli fez sete. No time japonês, Ishikawa fez 10 e Nishida apenas nove.
Confira os grupos do Mundial de vôlei:
- Grupo A - Sérvia, Porto Rico, Tunísia e Ucrânia
- Grupo B - Brasil, Cuba, Japão e Catar
- Grupo C - Polônia, Estados Unidos, Bulgária e México
- Grupo D - França, Alemanha, Camarões e Eslovênia
- Grupo E - Itália, Canadá, China e Turquia
- Grupo F - Argentina, Holanda, Irã e Egito
*Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas, assim como os quatro melhores terceiros lugares. A partir desta fase, os jogos serão disputados no sistema eliminatório.
**Os jogos dos grupos A e C serão disputados em Katowice, na Polônia. As partidas dos grupos B, D, E e F serão realizadas Ljubljana, na Eslovênia