O Brasil sofreu e precisou salvar um match point para derrotar Cuba na estreia do Campeonato Mundial de vôlei masculino. Em Ljubljana, na Eslovênia, o time comandado pelo gaúcho Renan Dal Zotto venceu por 3 a 2, parciais de 31/33, 21/25, 25/16, 25/17 e 18/16, em 2h10min de partida válida pelo Grupo B, que ainda tem Japão e Catar.
Com 22 pontos (19 de ataque, dois de bloqueio e um de saque), o oposto Wallace, que havia se aposentado da seleção depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio, foi o maior pontuador do jogo. O ponteiro Yoandy Leal marcou 20 e os centrais Lucão e Flávio terminaram com 10, cada. No lado cubano, o oposto Jesús Herrera marcou 18, o ponta Miguel López fez 13 e o central Robertlandy Simón, 10.
A partida começou equilibrada até o 5 a 5, quando o time brasileiro passou a dominar as principais ações e aos poucos foi abrindo vantagem. De volta à seleção, Wallace explorou um bloqueio cubano para virar o contra-ataque e marcar 10 a 6. Na sequência, um bloqueio de Flávio e o placar pulou para 15 a 8.
Sem dificuldades, o Brasil foi pontuando e num ataque de Wallace a liderança permaneceu em seis (17 a 11). Nesse momento, o técnico Nicolás Vives fez um substituição importante em Cuba, colocando o levantador reserva Lyván Taboada no lugar de Adrián Goide. Sacando melhor, os cubanos foram diminuindo a desvantagem e num ace de Mergarejo ficaram a um ponto da igualdade, 18 a 17.
A seleção brasileira se manteve à frente até 22 a 20, quando o ponteiro Miguel López, campeão, melhor jogador e saque da última Superliga pelo Sada Cruzeiro empatou com um ace. O Brasil fez 24 a 23 e ainda teve outros cinco set points até Leal, cubano que defende o Brasil desde 2019, parar num bloqueio de seus ex-companheiros e Cuba fechar em 33 a 31, com destaque para os sete pontos do oposto Jesús Herrera.
O segundo set foi equilibrado até 12 a 12. Depois, uma sequência de erros colocou a seleção da ilha na liderança em 15 a 14. Os cubanos foram aumentando a vantagem até Marlon Yant virar uma bola na entrada de rede, e fechar a parcial em 25 a 21 e ficar perto da vitória.
Sem espaço para erros, Renan Dal Zotto mudou o time para a terceira parcial e tirou Bruninho e Lucarelli, colocando Fernando Cachopa e Rodriguinho em quadra. As trocas surtiram efeito e com Leal virando quase todos os ataques, a seleção brasileira chegou rapidamente a 8 a 2.
A reação do Brasil forçou Nicolás Vives a rodar sua equipe, mas as alterações não tiveram resultado e num ataque de Wallace, os brasileiros marcaram 25 a 16 e encostaram no marcador.
Renan manteve o time no quarto set e a seleção seguiu mandando na partida. Num contra-ataque de Wallace o placar chegou a 8 a 6 e num virada de Flávio, no meio da rede a contagem chegou a 16 a 10 e quando Lopez mandou um ataque para fora, o Brasil fez 25 a 17 e levou a decisão do jogo para o tie-break.
O set decisivo foi emocionante e o time brasileiro começou aproveitando dois erros cubanos para abrir dois pontos (4 a 2). Com um bloqueio de Lucão a diferença subiu para três (11 a 8) e com Fernando Cachopa parando o ataque de Marlon Yant, o Brasil fez 12 a 8.
A seleção de Cuba reagiu e conseguiu empatar em 13 a 13 com um ace de Yant. Logo depois, Flávio parou no bloqueio e os cubanos tiveram o primeiro match point, mas acabaram desperdiçando o saque.
Os dois times foram se alternando no ataque até Lucão explorar o bloqueio adversário e marcar 17 a 16. Num saque de Rodriguinho, que tocou a rede e desestabilizou o passe de Cuba, a bola voltou para a quadra brasileira e por ironia do destino, Leal, vice-campeão mundial pela seleção cubana em 2010, virou o contra-ataque na entrada da rede e garantiu a vitória do Brasil.
No domingo (28), às 9h (de Brasília), a seleção brasileira voltará à quadra para enfrentar o Japão.
Confira os grupos do Mundial de vôlei:
- Grupo A - Sérvia, Porto Rico, Tunísia e Ucrânia
- Grupo B - Brasil, Cuba, Japão e Catar
- Grupo C - Polônia, Estados Unidos, Bulgária e México
- Grupo D - França, Alemanha, Camarões e Eslovênia
- Grupo E - Itália, Canadá, China e Turquia
- Grupo F - Argentina, Holanda, Irã e Egito
*Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas, assim como os quatro melhores terceiros lugares. A partir desta fase, os jogos serão disputados no sistema eliminatório.
**Os jogos dos grupos A e C serão disputados em Katowice, na Polônia. As partidas dos grupos B, D, E e F serão realizadas Ljubljana, na Eslovênia