O vôlei brasileiro é tricampeão do mundo. A seleção masculina arrasou Cuba na final do Mundial da Itália, realizada neste domingo no ginásio Palalottomatica, em Roma. A vitória dos comandados de Bernardinho foi incontestável: 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/14 e 25/22.
Esta é a segunda vez na história que uma equipe de vôlei consegue o tricampeonato consecutivo, depois que a Itália nos anos 90 conseguiu essa façanha, mas, desta vez, a seleção anfitriã acabou em quarto lugar em seu Mundial.
Dúvida da seleção brasileira, o levantador Bruno Resende entrou em quadra para ser um dos destaques da vitória. O Brasil abriu vantagem de 6 a 2, obrigando o treinador cubano a pedir tempo.
A parada não ajudou, e o Brasil apostou no bloqueio e abriu 16/11. Cuba chegou a reagir e, com um bom saque de Hernandez, derrubou Mário Júnior e diminuiu a diferença para 21/19. Bernardinho trocou Vissotto e Bruno por Marlon e Theo, e o time verde-amarelo fechou o set em 25/22.
Cuba entrou errando na segunda etapa, e o Brasil abriu 7 a 1. Vissotto e Giba eram as principais figuras brasileiras em quadra e, após a segunda parada técnica, o time vencia por 16/10. Um bloqueio de Dante fez 24/11 e Vissotto fechou a parcial em 25/14.
O terceiro set iniciou mais equilibrado, mas logo o Brasil reagiu e abriu vantagem de quatro pontos. Vissotto foi o grande nome da parcial, e fechou a partida como o principal pontuador, com 19 acertos. Pelo time caribenho, o destaque foi León, com 15.
- Jogamos com muito coração. Amamos o Brasil, somos como guerreiros - declarou Vissotto após a partida. - Espero que saibamos manter este nível durante muito tempo - acrescentou.