A fase classificatória do Mundial masculino de vôlei foi encerrada nesta quarta-feira (31) e os cruzamentos das oitavas de final foram definidos. A Itália venceu a China por 3 a 0 (25/10, 25/14 e 25/24) e encerrou o Grupo E com 100% de aproveitamento. Os atuais campeões europeus venceram suas três partidas e não perderam um set, ficando com a melhor campanha do torneio.
Porém, de acordo com o regulamento, caso Polônia e Eslovênia conseguissem classificação para as oitavas, suas seleções ocupariam as posições 1 e 2 do ranking, por serem países sede. Dessa forma, os poloneses, que ficaram em terceiro assumiram a primeira colocação e os eslovenos, que ficaram em sétimo passaram para segundo.
A seleção brasileira, que venceu suas três partidas contra Cuba (3 a 2), Japão (3 a 0) e Catar (3 a 0) liderou o Grupo B e fez a quarta melhor campanha, mas pelo regulamento ficou com a quinta vaga e enfrentará nas oitavas, o 12°. Esta posição foi ocupada pelo Irã, vice-líder do Grupo F, que se classificou mesmo perdendo para a Holanda por 3 a 1 (22/25, 25/21, 20/25 e 18/25). O duelo será disputado na próxima terça-feira (6), 15h (de Brasília), na cidade polonesa de Gliwice.
Bicampeã mundial, a Polônia vai pega a Tunísia no dia 4. A França, atual campeã olímpica e da Liga das Nações, enfrentará o Japão, no dia 5.
Confira os cruzamentos do Mundial:
Oitavas de final:
1 - Polônia x Tunísia
2 - Estados Unidos x Turquia
3 - Sérvia x Argentina
4 - Brasil x Irã
5 - Eslovênia x Alemanha
6 - Holanda x Ucrânia
7 - Itália x Cuba
8 - França x Japão
Quartas de final:
1 - Polônia ou Tunísia x Estados Unidos ou Turquia
2 - Sérvia ou Argentina x Brasil ou Irã
3 - Eslovênia ou Alemanha x Holanda ou Ucrânia
4 - Itália ou Cuba x França ou Japão
Semifinais:
Vencedor de 1 x Vencedor de 2
Vencedor de 3 x Vencedor de 4